O QUE É SER UM LÍDER COACH

O QUE É SER UM LÍDER COACH

Nunca houve tanta necessidade de profissionais qualificados e líderes para lidar com a complexidade tecnológica e humana dos dias de hoje. O líder coach surge como uma resposta a essa necessidade.

Faltam Líderes

Pesquisa realizada pelo Estadão em 2012 revelou que 87% dos diretores afirmam que as organizações brasileiras não possuem líderes suficientes para trabalhar com os desafios atuais e futuros das organizações.

Outra pesquisa realizada no mesmo ano pelo Mckinsey Global Institute informa que faltarão 40 milhões de profissionais qualificados no mundo até 2020 e que o Brasil é o segundo país que mais sofre com a escassez de profissionais qualificados. Esse é um desafio vivenciado por 71% das organizações brasileiras.

Em minha tese de doutorado abordei o perfil de líderes e gestores e me lembro que um dos componentes da banca fez o comentário que para suportar toda a demanda e pressão no trabalho, o líder/gestor dentro de uma empresa deveria ter o perfil de um “super-herói”.

E eu respondi, se não for um “super-herói” é quase isso.

Desde essa época tenho aprofundado minhas pesquisas, trabalhado e desenvolvido líderes e gestores em todos os segmentos (público, privado e do terceiro setor) e em todos os tamanhos (pequenas, médias e grandes organizações).

Independente do nível hierárquico e da complexidade organizacional, os problemas são muito parecidos e as situações são as mesmas. Os líderes são responsabilizados pelo sucesso e fracasso da empresa.

De modo geral, existe um despreparo no exercício da liderança, com tendência a reproduções de situações passadas que antes deram certo. O resultado é que muitas pessoas exercem a liderança de forma autocrática e centralizadora, não conseguem fazer a leitura apropriada do cenário, nem lidar com pessoas e suas diferenças geracionais. As definições atuais de liderança estão longes do jargão “eu falo, você obedece” e incluem “a arte de conduzir pessoas e equipes para alcance dos resultados ” e a mais comum, “a arte de motivar e influenciar pessoas”.

Quem Pode Ser Líder?

Existem pessoas com predisposição à liderança, que exercem sua influência com facilidade. E há aquelas que precisam se esforçar um pouco mais para serem líderes. No primeiro caso, a liderança pode ser aprimorada e no segundo, ela pode ser desenvolvida.

Se você quiser , pode ser um líder.

Qual era o cargo de Gandhi?

Em meus treinamentos sempre sobre liderança sempre faço essa pergunta e a maioria dos participantes não sabe responder. É simples: Gandhi não tinha um cargo, mas era um líder, um grande líder.

Assim como o exemplo de Gandhi, não acredito que seja preciso um cargo para sermos líderes. Eu acredito na liderança exercida em todos os níveis (360 graus), você pode liderar de cima para baixo, de baixo para cima, para os lados.

Onde quer que esteja e deseja dar sua contribuição, fazer as coisas acontecerem, você pode ser um líder.

Motivação e Liderança

Há algum tempo comecei a aplicar as ferramentas de coaching, programação neurolinguística (PNL), além de técnicas de psicologia em meus treinamentos para liderança. Os resultados são extraordinários.

Recebo inúmeros relatos de mudanças significativas de comportamento, de alterações positivas na área pessoal, e na área profissional tais como mudanças de cargo ou emprego, aumento de motivação, aumento do número de clientes, aumento de faturamento, maior comprometimento da equipe, melhoria da comunicação e aumento do círculo de influência, dentre outros.

E por quê isso acontece?

A motivação e a liderança são fundamentais para potencialização dos resultados, portanto, devemos ter consciência que não é possível motivar os outros sem estarmos motivado.

A meta de outra pessoa não é capaz de lhe motivar, a não se que também se torne sua meta.

Liderança Coaching

O processo de liderança envolve um relacionamento de influência voltado para o atendimento de objetivos mútuos (pessoas e organizações). As novas abordagens sobre este tema indicam que, para compreender o processo dinâmico da liderança, é preciso observar o processo de relacionamento líder-liderado como mútua ligação, um relacionamento de reciprocidade e troca.

A liderança por meio de coaching é pautada no ganha-ganha, nas relações interpessoais, acelerando os resultados por meio de ferramentas práticas, de quebra de paradigmas e reprogramação mental com auxílio da PNL e da psicologia.

O líder coach é guiado pela inspiração, comunicação e conexão eficazes, mobilização, criatividade e inovação, equilíbrio, evolução conjunta, valorização, crescimento e feedback constante. Não se trata de ser bonzinho ou condescendente, trata-se de eficiência, desenvolvimento humano e resultados.

Os desafios encontrados pelos líderes são inúmeros, o coaching não é o remédio para todos os males, mas com certeza, contribui consideravelmente para uma liderança genuína e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X