6 fatores que interferem no clima de uma empresa.
Inicialmente, o clima organizacional é o conjunto de valores e atitudes, sentimentos e padrões de comportamento que as pessoas partilham a respeito da organização e do ambiente de trabalho.
Nesse sentido, o clima pode ser tanto negativo, quanto positivo.
Clima Organizacional Positivo
Quando o ambiente é positivo e construtivo, existe a satisfação, a responsabilidade, a motivação e maior desempenho dos profissionais.
Assim, ele é tão importante quanto outros fatores de incentivo dentro das organizações.
O clima é tão significativo quanto as questões salariais.
E não é só isso. O clima organizacional é um dos componentes responsáveis pela retenção ou perda dos talentos das organizações.
Existem inúmeros relatos de profissionais que optam em desligar-se da empresa, ganhar menos e até ficar desempregados para livrarem-se de um clima ruim.
Além disso, ele é considerado um dos pilares para o crescimento, sucesso e ganho de competitividade empresarial.
Por isso, é importante zelar e incentivar um clima organizacional positivo na empresa, começando por entender o que interfere nele.
6 Fatores que Interferem Negativamente no Clima Organizacional
Destaquem-se 6 fatores que interferem negativamente no clima organizacional:
1) Falta de adaptação à cultura da empresa
Ocorre quando o colaborador não se identifica com a cultura da organização, nem com a sua missão, visão e objetivos.
Por isso é tão importante já durante a seleção, investigar se ele está alinhado com os princípios da organização.
Se o colaborador não se identifica com eles, ao longo do tempo comporta-se de forma improdutiva, desrespeitando as regras e normas da empresa e disseminando a negatividade entre os seus membros.
2) Ausência de pesquisas diagnósticas de clima organizacional
Deveria ser básico, mas muitas empresas nada fazem para investigar a origem do clima ruim dentro delas.
Para saber como anda o clima na empresa é preciso aproximação com o que os colaboradores pensam.
Assim, é necessário aplicar pesquisas que identifiquem as expectativas, anseios e necessidades dos funcionários para compreender suas aspirações e percepções.
Por meio delas é possível mensurar a realidade do ambiente de trabalho e assim, estabelecer as estratégias.
3) Líderes despreparados
Nem toda pessoa investida em um cargo de liderança está preparada para liderar.
Um líder despreparado pode tornar a equipe desmotivada e insatisfeita.
Dessa forma, o papel dos líderes requer o exercício constante do bom relacionamento interpessoal e do coaching. Da mesma forma, é importante cuidar da inteligência emocional para enfrentar as adversidades que certamente virão.
4) Tratar as pessoas como coisas
Pessoas são pessoas e precisam ser vistas como seres humanos, de forma a respeitar suas opiniões, individualidades e necessidades.
Elas não são somente coisas ou um recurso qualquer como móveis, cadeiras ou um ativo imobilizado.
Não são para serem usadas para suprir a demanda organizacional e depois, descartadas.
Além disso, quando percebem que estão sendo usadas, elas apresentam um comportamento contraproducente. Mais humanidade, por favor!
5) Comunicação Ineficaz
A organização que não incentiva a comunicação assertiva, abre espaço para a rede de rumores (fofocas, intrigas).
Assim, a comunicação precisa ser objetiva, transparente, sem desvios ou barreiras, caso contrário, o vazio informacional é preenchido por meio dos “achismos ou do “eu ouvi falar que…”.
6) Baixa Qualidade de Vida no Trabalho
Não há clima organizacional positivo se a empresa não apoia, valoriza e incentiva a qualidade de vida dos trabalhadores.
Isso inclui qualidade na saúde física, emocional e incentivo a hábitos de vida saudáveis que promovam saúde e bem-estar.
Sem dúvida, eliminando as 6 interferências acima, certamente as organizações terão um clima mais positivo.
E finalmente, se desejam ser competitivas e perenes, elas devem cuidar e reter seus talentos, não somente por meio de questões salariais, mas também, através de um ambiente de trabalho saudável.
No vídeo abaixo falo como a Psicologia Positiva pode melhorar o clima organizacional da sua empresa. Clique aqui para inscrever-se em nosso canal do Youtube.
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