LÍDER TRANSFORMACIONAL: O QUE É PRECISO PARA SER UM

Liderança transformacional

Líder transformacional: uma liderança além do seu tempo.

A literatura aponta que existem definições diferentes para a liderança transformacional, mas todas geralmente relacionando-a com a inovação, inspiração e criatividade. Muito embora o termo já existisse foi com James MacGregor Burns, professor, e autoridade mundial em estudos sobre liderança que o termo se popularizou, iniciando pelo campo político.

Na sequência, Bernard Bass, psicólogo  e distinto professor emérito da School of Management da Binghamton University, seguiu os preceitos e complementou as pesquisas de Burns, levando-os até os estudos organizacionais e negócios, começando por definir o papel da liderança nas empresas.

O Papel do Líder Transformacional

Em princípio, o papel do líder transformacional é ter uma visão e participação positiva tanto voltada para a organização, para os resultados, quanto para a equipe. A palavra de ordem é a colaboração no time e o desafio é manter a chama da motivação sempre acesa, existindo a entrega no presente e a preparação para o futuro, o que leva a uma liderança além do seu tempo.

Além disso, ele leva os colaboradores a entenderem a importância das suas entregas e o valor para a empresa, trabalhando em conjunto para a consecução dos objetivos (que muitas vezes ficam acima da média). Dessa forma,

Os interesses coletivos são colocados acima dos individuais.

Consequentemente, cada integrante vai além da sua própria agenda, fazendo esforço extra para atingir as metas da empresa porque vêem sentido no que fazem e acreditam na organização.

Além disso, os líderes transformacionais ajudam a transformar necessidades pessoais dos seus seguidores em realidade por meio da inspiração e de emoções positivas como otimismo e esperança, dando impulso necessário para a concretude dos objetivos.

Logo, a Liderança Transformacional parte da aproximação positiva entre líderes e liderados, em que os primeiros influenciam os segundos com sua energia e visão.

Mas para serem considerados transformacionais, os líderes possuem quatro atributos fundamentais.

Quatro atributos da Liderança Transformacional

Em seus estudos, Bass identificou quatro grupos de características singulares que permitem os líderes transformacionais a influenciar significativamente pessoas e ambientes, promovendo mudanças e transformações de todos os tipos, sendo elas:

  1. Influência idealizada: refere-se ao carisma e promoção de emoções fortes e positivas nos seguidores, o que inclui a visão, o sentido, a missão, o orgulho, o respeito e a confiança.
  2. Estimulação intelectual: engloba o conhecimento, a consciência dos problemas e a solução por meio do pensamento inovador e criativo.
  3. Motivação inspiradora: consiste em comunicar a visão e fomentar esforços coletivos.
  4. Consideração individualizada: refere-se ao atendimento às necessidades de desenvolvimento de forma individual por meio de incentivo, apoio, treinamento, feedback e delegação de responsabilidades.

Para finalizar, é inegável a contribuição dos líderes transformacionais para as organizações já que eles são os grandes mentores e guardiões da missão e visão da empresa e sobretudo, pelas contribuições acima da média.

Artigo desenvolvido em parceria com a Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *