Líderes e Negócios: utilizando o Mindset de Crescimento para florescer e prosperar.
Carol S. Dweck, PhD em Psicologia e autora do livro “Mindset – a nova Psicologia do Sucesso” estudou o Mindset (mentalidade) das empresas e das lideranças e quais os reflexos nos negócios.
Ela observou que empresas orientadas pelo Mindset de Crescimento assumem riscos, superam desafios, admitem as falhas como parte do aprendizado e as corrigem. Logo, são capazes de dar respostas rápidas, reinventarem-se e prosperar mesmo em meio à crises e adversidades.
Elas investem no desenvolvimento do time pois acreditam na melhoria contínua. Logo, essas organizações precisam de lideranças também orientadas pelo Mindset de Crescimento e contar com elas para a disseminação dessa cultura.
Mindset de Crescimento X Mindset Fixo na Liderança
Sem dúvida, os líderes com Mindset de Crescimento não se preocupam com o seu ego, creditam ao time o sucesso merecido e cercam-se de pessoas mais capazes que eles.
Assim sendo, progridem com base na confiança, na ética e no caráter e não por meio de golpes, subterfúgios ou diminuindo e desprezando os outros. Não são obcecados pelo cargo ou poder.
Já os líderes de Mindset Fixo, assim como os demais com o mesmo tipo de minset, consideram-se superestrelas do time, verdadeiros gênios enquanto os outros são meros ajudantes. Acreditam que sem eles a empresa irá à falência e a utilizam para se engrandecer.
Da mesma forma, consideram-se seres superiores e possuem crenças do tipo “Sou bom mesmo, não preciso melhorar em nada”, ou, “Não preciso de ninguém”.
Enfim, sentem-se inteligentes e melhores, enquanto os demais são tolos e inferiores.
Não raro, desvalorizam o esforço da equipe. Têm horror ao fracasso. Quando cometem erros, procuram escondê-los ou culpar os outros. Com isso, acabam mascarando resultados.
Obviamente, quanto mais alto o cargo do líder e mais poder, maior o risco para as organizações.
Líderes com Mindset Fixo: O Pior Erro
Infelizmente, por acreditar que são superiores, os líderes com Mindset Fixo cometem muitos erros que poderiam ser evitados com um pouco de humildade e aprendizado. Afinal, ninguém sabe tudo.
Mas talvez pior deles seja cercarem-se de adoradores. Desse modo, evitam os críticos e agem na defensiva com ideias divergentes.
Como consequência, desvalorizam as contribuições das pessoas de fora do círculo de influência, fecham-se em seu mundo egoico e perdem o contato com a realidade.
É uma triste realidade, mas felizmente, eles não estão fadados a serem assim para a vida toda.
Para o seu próprio bem e o de todos, é bom que desejem adotar uma mentalidade de crescimento.
Líderes e Negócios com Mindset de Crescimento
Para fazer melhorias em uma organização é necessário mudar atitudes e comportamentos, e para fazermos melhorias quânticas, é necessário concentrar na mudança de paradigmas, ou seja, o mindset organizacional.
Portanto, para prosperar, as organizações precisam rever seu mindset organizacional que é espelhado em sua cultura. Assim, selecionamos ações que podem ajudar a desenvolver a cultura de negócios e lideranças com essa nova mentalidade.
São elas:
- Solicitar contribuições dos colaboradores, ouvir suas opiniões.
- Elogiar e reconhecer os profissionais pelos esforços e realizações e não pela inteligência inata.
- Aceitar os erros como parte do aprendizado, corrigi-los e melhorar com eles
- Criar oportunidades de aprendizado e crescimento dentro da própria empresa.
- Encontrar junto com o time, oportunidades de melhoria, solicitar sugestões e dar chances de eles opinarem.
- Permitir que façam trabalhos em conjunto colaborativos no time e inter-áreas.
- Desenvolver seus líderes para agirem como coaches, para que em vez de darem respostas, ordens e comandos, façam perguntas.
- Capacitar os colaboradores para assumirem suas responsabilidades e papeis.
A Mentalidade de Crescimento é, definitivamente, o caminho da prosperidade dos líderes e negócios. Quando a possuem, não só buscam o desafio, mas prosperam nele.
Artigo escrito em colaboração com a Profa. Ma. Elaine Dias. Inspirado no livro Mindset – A nova psicologia do sucesso de Carol Dweck.