LÍDERES E NEGÓCIOS COM MINDSET DE CRESCIMENTO

Líderes e Negócios: utilizando o Mindset de Crescimento para florescer e prosperar.

Carol S. Dweck, PhD em Psicologia e autora do livro “Mindset – a nova Psicologia do Sucesso” estudou o Mindset (mentalidade) das empresas e das lideranças e quais os reflexos nos negócios.

Ela observou que empresas orientadas pelo Mindset de Crescimento assumem riscos, superam desafios, admitem as falhas como parte do aprendizado e as corrigem. Logo, são capazes de dar respostas rápidas, reinventarem-se e prosperar mesmo em meio à crises e adversidades.

Elas investem no desenvolvimento do time pois acreditam na melhoria contínua. Logo, essas organizações precisam de lideranças também orientadas pelo Mindset de Crescimento e contar com elas para a disseminação dessa cultura.

Mindset de Crescimento X Mindset Fixo na Liderança

Sem dúvida, os líderes com Mindset de Crescimento não se preocupam com o seu ego, creditam ao time o sucesso merecido e cercam-se de pessoas mais capazes que eles.

Assim sendo, progridem com base na confiança, na ética e no caráter e não por meio de golpes, subterfúgios ou diminuindo e desprezando os outros.  Não são obcecados pelo cargo ou poder.

Já os líderes de Mindset Fixo, assim como os demais com o mesmo tipo de minset, consideram-se superestrelas do time, verdadeiros gênios enquanto os outros são meros ajudantes. Acreditam que sem eles a empresa irá à falência e a utilizam para se engrandecer.

Da mesma forma, consideram-se seres superiores e possuem crenças do  tipo “Sou bom mesmo, não preciso melhorar em nada”, ou, “Não preciso de ninguém”.

Enfim, sentem-se inteligentes e melhores, enquanto os demais são tolos e inferiores.

Não raro, desvalorizam o esforço da equipe. Têm horror ao fracasso. Quando cometem erros, procuram escondê-los ou culpar os outros. Com isso, acabam mascarando resultados.

Obviamente, quanto mais alto o cargo do líder e mais poder, maior o risco para as organizações.

Líderes com Mindset Fixo: O Pior Erro

Infelizmente, por acreditar que são superiores, os líderes com Mindset Fixo cometem muitos erros que poderiam ser evitados com um pouco de humildade e aprendizado. Afinal, ninguém sabe tudo.

Mas talvez pior deles seja cercarem-se de adoradores. Desse modo, evitam os críticos e agem na defensiva com ideias divergentes.

Como consequência, desvalorizam as contribuições das pessoas de fora do círculo de influência, fecham-se em seu mundo egoico e perdem o contato com a realidade.

É uma triste realidade, mas felizmente, eles não estão fadados a serem assim para a vida toda.

Para o seu próprio bem e o de todos, é bom que desejem adotar uma mentalidade de crescimento.

Líderes e Negócios com Mindset de Crescimento

O ideal parara o florescimento, é que empresas, líderes e profissionais tenham Mentalidade de Crescimento para agirem em sinergia.

Assim, selecionamos oito atitudes que podem ajudar a desenvolver a cultura de negócios e lideranças com essa nova mentalidade.

Algumas delas são simples, outras de ordem comportamental que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento adequado.

São elas:

  1. Adotar uma caixa (anônima) de sugestões e solicitar contribuições dos colaboradores.
  2. Elogiar e reconhecer os profissionais pelos esforços e realizações e não pela inteligência inata.
  3. Aceitar os erros como parte do aprendizado, corrigi-los e melhorar com eles
  4. Incentivar a expressão da gratidão.
  5. Criar oportunidades de crescimento dentro da própria empresa.
  6. Focar no desenvolvimento contínuo do time e não só nos talentos inatos.
  7. Fomentar as relações interpessoais positivas.
  8. Desenvolver seus líderes para agirem como coaches.

A Mentalidade de Crescimento é, definitivamente, o caminho da prosperidade dos líderes e negócios. Quando a possuem, não só buscam o desafio, mas prosperam nele.


 

Artigo escrito em colaboração com a Profa. Ma. Elaine Dias. Inspirado no livro Mindset – A nova psicologia do sucesso de Carol Dweck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X