COMO IMPULSIONAR A MENTALIDADE DE CRESCIMENTO

mentalidade de crescimento

Mentalidade Rígida x Mentalidade de Crescimento

Você acredita que pode aprender coisas novas e aumentar seu nível de inteligência? Entende que os desafios são oportunidades para aprender e evoluir?

Se respondeu sim às perguntas anteriores, provavelmente você possui padrões de pensamento flexíveis. Esses padrões são chamados pela Psicóloga Positiva Angela Duckworth de mentalidade de crescimento.

Se respondeu não, provavelmente tem uma mentalidade mais rígida.

Pessoas com mentalidade rígida mais cedo ou mais tarde encontram dificuldades na vida e isso será uma grande desvantagem. É justamente quando algum percalço no meio do caminho pode abalá-las emocionalmente. Adversidades como uma nota baixa na escola, não passar em uma entrevista de emprego, uma avaliação de desempenho negativa no trabalho pode deixá-las desalentadas.

Pessoas com mentalidade de crescimento possuem maiores chances de ir bem no trabalho, tem mais saúde física e emocional e mantém uma rede de relacionamentos sólida e positiva.

A mentalidade rígida faz a mente interpretar que você não é a pessoa preparada ou que não é bom o suficiente. Já com a mentalidade de crescimento, você acredita que pode tornar-se melhor.

E isso faz toda a diferença.

A boa notícia é que todos nós temos o poder de disseminar a mentalidade de crescimento adotando a uma linguagem positiva e assertiva, vamos ver como funciona.

Linguagem de Crescimento

O melhor forma de impulsionar a mentalidade do crescimento em alguém é por meio do feedback positivo (reconhecimento, elogio). Geralmente temos as melhores intenções ao elogiar as pessoas com as quais nos relacionamos. Mas muitas vezes fazemos isso da forma incorreta.

O elogio errado não gera crescimento e sim  desânimo em vez de encorajamento.  Quando adotamos a linguagem sutil de que na vida é preciso desafiar-se, aprender o que não se sabe e fazer o que acha que não consegue, estamos promovendo a mentalidade de crescimento. E isso se aplica em casa, na escola, no trabalho, no coaching, no mentoring e em todo o resto.

Dra. Angela nos mostra o poder da linguagem em promover a Mentalidade de Crescimento.  Veja no quadro a diferença entre a linguagem que a impulsiona e aquela que a desestimula.

Segundo Dra. Angela Angela Duckworth, a utilização da linguagem é um meio de mostrar para a outra pessoa que acreditamos em sua capacidade de aprendizado e crescimento. Outro fator importante é não comparar as pessoas umas com as outras nem reagir aos erros delas como sendo fatais ou prejudiciais. Isso as faz optar por questões mais fáceis da vida pois têm medo de errar.

Agora você já sabe, da próxima vez que for elogiar alguém, utilize a linguagem de crescimento, isso fará a pessoa a aprender e a crescer sempre mais, procurando dar o melhor de si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X