Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Blog

, , , ,

MUSEU DA EMPATIA AGORA NO BRASIL

Museu da Empatia – Sem Limites para a Criatividade

“Quer saber como me sinto de verdade? Ande um quilômetro com meus sapatos”. Há uma grande verdade nessa expressão, ela mostra que podemos verdadeiramente  sentir o que outro sente, somente quando nos colocamos no lugar dele.  O nome dessa habilidade tão excepcional é EMPATIA!

Sobre a Empatia

Para o pesquisador da Psicologia Positiva, C. Daniel Batson, a empatia é uma resposta emocional à dificuldade emocional percebida de outra pessoa; ela envolve a capacidade de corresponder às emoções de outrém.

Não se trata de reproduzir as emoções da outra pessoa como se fosse um espelho e sim de ter uma sensação de  bondade em relação àquela outra pessoa. É uma habilidade social que pode ser desenvolvida. 

Nos grupos onde ela é incentivada os níveis de ajuda mútua são mais altos pois os participantes começam a entender as necessidades, sentimentos, motivações e perspectivas uns dos outros. N

ão existe o “nós contra eles”. E a probabilidade de sucesso em uma tarefa, atividade e alcance de resultados é muito maior. A empatia é um elemento da Inteligência Emocional. Além disso, na Psicologia Positiva, ela é a porta de entrada para o altruísmo, a gratidão e o perdão, emoções positivas que aumentam nosso nível de bem-estar e felicidade. Agora o exercício da empatia está acessível a todos os brasileiros.

O Museu da Empatia chega no Brasil e está aberto aos visitantes entre o dia 18 de Novembro a 17 de Dezembro de 2017 no Parque do Ibirapuera. A exposição será na área externa do Pavilhão da Bienal e o visitante poderá conferir um recorte especial da mostra “Caminhando em seus sapatos…”, originalmente sediada em Londres.

É uma maneira prática e criativa de aprender sobre a empatia. Toda instalação ficará dentro de um ambiente que remete a uma caixa de sapatos gigante, onde pares de calçados serão expostos com histórias relacionadas à diversidade humana. Ao todo, 25 histórias conduzirão o público a uma viagem sensorial e empática, apresentando relatos do luto ao amor, da perda à superação, preconceito a inspiração, exclusão a inspiração, entre outros. Essa experiência única proporciona ao participante uma ampla reflexão sobre diversos temas, como a diversidade, direitos humanos, LGBTfobia, gordofobia, cultura, educação, violência social e acessibilidade.

Como funciona?

O visitante escolhe um sapato ou uma história que gostaria de ouvir. Após a escolha, ele é convidado a caminhar com os sapatos pelo espaço, enquanto escuta um depoimento narrado da pessoa a quem eles pertenceram. Simplesmente fantástico, não é? E uma grande oportunidade de aprender fazendo.  Confira as datas e horários:

Visitação

“Museu da Empatia” – Caminhando em seus sapatos… Local: Parque do Ibirapuera – São Paulo (SP) Período: 18 de novembro a 17 de dezembro de 2017 Horário: terça a sexta das 10h às 19h | sábados e domingos das 11h às 20h Entrada: GRATUITA / 25 pessoas por vez (senhas distribuídas no local)

Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

All Posts

2 comentários em “MUSEU DA EMPATIA AGORA NO BRASIL”

  1. Que experiência maravilhosa essa adoro os temas empatia é se por no lugar do outro o problema é que muitas pessoas dizem que o problema delas é o pior, ou seja , só ela tem dor…. e que a dor dela é maior … Parece até uma competição, mas é exatamente nesse momento que nos calamos p ouvir a dor do outro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Rolar para cima