Otimismo x Pessimismo
Otimistas e pessimistas têm interpretação diferente para a mesma situação. Enquanto os otimistas esperam que coisas boas aconteçam, os pessimistas esperam que as coisas ruins aconteçam.
Para a pesquisadora Dra. Julie Norem de Weslleley Colege, os pessimistas agem na defensiva:
Eles têm esperança no melhor, mas esperam o pior.
Portanto, sofrem por antecipação. E sem necessidade.
O fato é que o otimismo é um dispositivo psicológico que favorece a saúde e o bem-estar.
Um fator de proteção interno que nos torna mais resilientes diante dos revéses da vida. Ele é fundamental para uma vida de prosperidade. Por isso foi bastante estudado cientificamente.
Otimismo na Psicologia Positiva
A Psicologia Positiva estuda os aspectos relacionados ao bem-estar e felicidade e dentre eles, o otimismo, fazendo parte do estudo científico de grandes universidades. Mas antes disso, o otimismo era foco dos estudiosos da inteligência emocional.
Para Martin Seligman, precursor da Psicologia Positiva:
As pessoas otimistas acreditam que a derrota é apenas um revés temporário, que suas causas se restringem somente a uma situação específica.
Principalmente, os otimistas não se culpam.
De quem é a Culpa?
Enquanto os otimistas acreditam que a derrota não é culpa deles e a atribuem a uma causa externa, o pessimistas atribuem a si mesmos a culpa dos infortúnios da vida.
Um exemplo disso é uma pessoa que não passou em um processo seletivo para determinada vaga de emprego. Se ela for pessimista atribuirá a si mesmo a razão do insucesso: “Fui péssimo na entrevista.” ou “Meu currículo é muito ruim.” Enquanto que a pessoa otimista pensará: “Os outros candidatos estavam melhor preparados.” ou “A pressão na entrevista foi muito grande.”
Como resultado, o otimista concluirá: “Me prepararei melhor para a próxima entrevista.” ou “Farei um curso para aumentar minhas habilidades.”, enquanto que o pessimista pensará: “Vou sempre muito mal nas entrevistas de emprego.” ou “Será muito difícil conseguir emprego.”
O otimista sabe que pode conseguir “Da próxima vez conseguirei a vaga.” enquanto que o pessimista generalizará o acontecimento para todas as áreas da sua vida, pensando: “Sou ruim mesmo.” E passa a enxergar sempre o lado ruim das coisas.
Eleve o Otimismo: Conheça Técnicas Contra o Pessimismo
É verdade que alguns de nós já nascemos com a tendência de sermos otimistas, da mesma forma, é possível aprender a sê-lo, vendo as coisas de forma diferente.
As pessoas otimistas utilizam algumas técnicas para ter uma percepção mais positiva dos fatos. Você também pode utilizá-las para se tornar uma pessoa mais otimista:
1) Reinterpretação positiva
Encontrar um aspecto ou explicação positiva diante de um evento negativo, uma situação difícil ou adversidade.
2) Crescimento pessoal
Desafiar suas crenças e limitações e mudar seus pensamentos, hábitos, costumes e comportamentos.
3) Reforçar situações positivas
Criar uma lista mental ou por escrito de coisas boas que aconteceram com você durante o dia.
4) Não fixar a atenção no negativo
A atenção na negatividade traz a ruminação e a passividade. Foque-se em outras coisas que distraiam sua atenção.
Enfim, o otimismo pode ser potencializado, não é autoajuda, e sim inteligência emocional.
Salvar Salvar Salvar
2 comentários em “OTIMISMO EM FOCO: COMBATA O PESSIMISMO”
[…] OTIMISMO EM FOCO: CONHEÇA TÉCNICAS CONTRA O PESSIMISMO […]
[…] pessoas colocam os óculos com lentes cor-de-rosa e insistem na Síndrome de Poliana enquanto os mais sensatos enxergam claramente os reflexos da crise em suas vidas e […]