PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL – PDI

PDI

Plano de Desenvolvimento Individual: importante instrumento de desenvolvimento e crescimento profissional. 

Primeiramente, as iniciativas de melhoria pessoal são estratégias utilizadas para concretizar objetivos pessoais e profissionais que podem originar tanto do profissional quanto da empresa.

Logo, quando essas ideias e ações são estruturadas e planificadas, dão origem ao Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Geralmente ele é um plano de ação pessoal, acordado em conjunto com o colaborador, seu superior e a área de recursos humanos que alinham suas competências aos objetivos de carreira e da organização que podem ser de curtos, médios e longos prazos.

O foco desse plano são as Hard e as Soft Skills, englobando competências pessoais de ordem técnica, emocional, comportamental ou relacional, muito embora as soft skills sejam mais demandadas. 

O que Desenvolver no PDI

As competências (tanto hard quanto soft) são desenvolvidas por meio de alteração nos elementos do CHA, que é o acrônimo de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que significam:

  • Conhecimento: ter o saber (domínio do conhecimento, informações, fatos, dados, etc)
  • Habilidades: saber fazer (ter proficiência naquela área)
  • Atitudes: querer fazer (demonstrar desempenho utilizando conhecimentos e habilidades quando necessário).

Essas competências a serem desenvolvidas podem ser:

  1. Competências técnicas: são as hard skills, estão relacionadas com o conhecimento de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho, etc.
  2. Competências emocionais: relacionam-se a parte intrapessoal da inteligência emocional, ao nível de equilíbrio e adequação com que o profissional interage com o meio em que está inserido. Exemplo: administração do estresse, motivação, equilíbrio emocional, autocontrole, autoconsciência,  assertividade, otimismo.
  3. Competências comportamentais: são focadas para o comportamento. Exemplo: trabalho em equipe, comunicação, liderança, organização, gestão do tempo, responsabilidade, flexibilidade, critério, criatividade e inovação, proatividade.
  4. Competências relacionais: estão relacionadas à inteligência social, conexões e relações humanas como empatia e construção de relacionamentos interpessoais positivos.

Após detectar quais competências são críticas para o sucesso (tanto para o profissional, quanto para a organização) é hora de elaborar o PDI. Ele permite ao profissional ter desempenho superior e atingir o máximo do que ele pode ser.

Muito embora as metas de longo prazo possam ser inseridas no PDI, recomendamos que o desenvolvimento seja focado no curto prazo (6 meses a dois anos).

Em princípio, desenvolver essas competências significa diminuir ou eliminar o gap (lacuna) que limita o exercício do cargo, função ou avanço de carreira, entretanto, essa não é a única razão, sendo possível realizá-lo em várias circunstâncias.

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