VALORES PESSOAIS: O NORTE DA VIDA

Valores

Valores pessoais: saiba como eles influenciam a sua vida.

Os valores são os nossos alicerces pessoais que guiam sentimentos, pensamentos e decisões conscientes ou inconscientes. Eles influenciam todos os aspectos da nossa vida, desde as pequenas ações diárias até os julgamentos morais. Inclusive a forma como respondemos aos outros são influenciados por eles.

Os valores indicam quando dizer sim ou não. Além disso, explicam nossas escolhas, por isso também podem ser entendidos como conceitos motivacionais uma vez que influenciam o que desejamos. Assim, eles nos motivam e ao mesmo tempo justificam nossas metas.

Eles formam o padrão de conduta de cada um e podem ser hierarquizados pela importância relativa aos demais, formando um sistema de prioridades que fornece a você seu caráter único.

Quando fazemos algo que não corresponde aos nossos valores, parece que há alguma coisa errada, nos sentimos incomodados ou infelizes.

Dessa forma, se nas situações diárias conhecer conhecê-los é fundamental, diante dos problemas, crises e decisões difíceis, é essencial. Além de melhorar o desempenho, eles nos sustentam nas decisões e ações. Costumo dizer em meus atendimentos: “em situações difíceis, mire-se nos seus valores e guie-se por eles.”

Os valores são tão importantes que nos levam a defender o que acreditamos. Logo, não seria errado dizer que nos empenhamos em viver ou morrer por eles.

Valores na Liderança

Certamente os líderes mais admirados são aqueles que possuem sólidos valores e costumam expressá-los em seu comportamento, decisões e ações.

Citem-se o exemplo de Joana D’Arc, heroína nacional francesa que era uma mulher rude, porém, demonstrava valores como a liderança, a garra e a coragem nos campos de batalha durante todo o seu breve tempo de vida. Já Tiradentes, herói brasileiro, também era orientado por um forte senso de justiça, ele também tinha o valor da liderança acrescida da intelectualidade e da comunicação/influência.

Ambos foram líderes revolucionários e sem dúvida, são exemplos de pessoas cujos valores orientaram seu viver e seu morrer.

Dessa forma, eles são a bússola interna que definem o que realmente é importante para nós. De fato, exercem uma pressão magnética sobre as nossas vidas.  Isso é muito forte, por isso, é válido dizer que eles moldam nosso destino.

No livro O Desafio da Liderança, James Kouzes e outros autores relatam que pesquisa realizada por sete anos com 100 mil CEOS e 8 mil profissionais revelou que os líderes que eram claros quanto aos seus valores entregavam cinco vezes mais retorno para as organizações, em detrimento aos líderes de caráter duvidoso.

Dessa forma, identificar os seus valores de forma consciente é fundamental. Existem testes e listas para encontrá-los, mas se quiser conhecer os seus, comece respondendo a uma pergunta: O que é mais importante para você? Isso certamente está expresso em seus valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *