QUAL O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA VOCÊ?

2

Em tempos de crise ouvimos as pessoas dizerem que procuram um emprego. Raramente escutamos alguém falar sobre carreira ou vocação. É óbvio que todos precisamos sobreviver e ganhar dinheiro com o nosso trabalho. Mas será que é só isso mesmo? O trabalho representa somente um emprego? Ou existe algo mais?

Para responder à essas perguntas a psicóloga organizacional Amy Wrzesniewski da Escola de Negócios da Universidade de Nova York pesquisou sobre o significado do trabalho para um grupo variado de pessoas. Ela descobriu que, apesar de ocuparem cargos similares e fazerem as mesmas funções, cada pessoa percebe o trabalho de forma diferente.

Não importa se você é um faxineiro ou médico altamente especializado. Há advogados que odeiam seu trabalho e motoristas de ônibus que gostam dele. Gostar do trabalho independe da profissão e sim da forma como o percebemos.

3 Tipos de Motivações para o Trabalho

Para Wrzesniewski, existem três tipos de motivações/orientações para o trabalho:

Trabalho como emprego, status (carreira) ou vocação.

1ª) Trabalho como EMPREGO

As pessoas que vêem o trabalho como um emprego trocam a sua força de trabalho por um salário. Não têm satisfação pessoal no trabalho, ele não tem significado ou engajamento, servindo apenas para a sobrevivência. Seus interesses e paixões encontram-se fora da empresa.

2ª) Trabalho como STATUS

As pessoas orientadas pelo status são motivadas pelo êxito, trabalham pelo prestígio, status e poder. Desejam ascensão profissional e o trabalho é o meio de ter dinheiro, alcançar prestígio, poder e reconhecimento.

3ª) Trabalho como VOCAÇÃO

Pessoas orientadas pela vocação são motivadas pelo próprio trabalho, pelo significado do que fazem, as atividades executadas fornecem o benefício intrínseco (alegria, satisfação). Elas dão o que tem de melhor, são engajadas, colocam suas forças pessoais a serviço de uma atividade gratificante, que esteja alinhada com o seu propósito de vida.

Segundo Wrzesniewski,

As pessoas movidas pela vocação têm maior prazer no trabalho, maior satisfação com a vida, e suas equipes geralmente apresentam melhor desempenho.

E qual o significado do trabalho para você? É somente um emprego ou algo a mais?

Para que seu trabalho tenha significado, e você possa encontrar sua vocação pense no que você não pode viver sem em vez de se concentrar em como pode simplesmente sobreviver.

CLIQUE NO VÍDEO PARA APRENDER MAIS SOBRE A PSICOLOGIA POSITIVA

miniatura vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X