Relacionamentos interpessoal: incorpore atitudes que podem melhorá-los.
Passamos grande parte de nossas vidas no local de trabalho, nos relacionando com outras pessoas. Se cada um fizer sua parte, todos podemos contribuir para que esse relacionamento seja cada vez melhor e mais positivo.
Diante das pesquisas e da prática, mapeamos atitudes fundamentais que podem ser incorporadas no seu dia a dia de trabalho que fortalecerão significativamente seus relacionamentos.
Confira nossas 5 dicas sobre para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho:
1) Seja EMPÁTICO
Primeiramente, coloque-se no lugar do outro, veja a situação sob a ótica dele. Quando fazemos isso, expandimos nossa capacidade de compreensão dos problemas que nos rodeiam. A empatia nos permite experimentar visões diferentes das nossas ou enxergar outros aspectos que ignoramos.
2) Demonstre ENGAJAMENTO
Em segundo lugar, não basta falar, é preciso demonstrar que você é uma pessoa engajada e comprometida com as pessoas, com o trabalho e com a empresa. Pessoas engajadas não precisam se cobradas, elas fazem o que precisa ser feito, são criativas, inovadoras, trazem sugestões de melhoria. Assim, se algo pode ser melhorado, elas também dão sua opinião.
3) Seja HUMILDE
Sobretudo, seja humilde. Mesmo que saiba mais que o colega, não tente demonstrar sua sabedoria ou se sobressair, faça as coisas de forma natural e haja com humildade. Seja modesto, deixe que suas realizações falem por você. Lembre-se sempre:
A humildade é a virtude dos sábios; a arrogância caminha lado a lado da ignorância.
4) Valorize comportamentos MELHORADOS
Bem como, elogie e incentive o esforço e as atitudes positivas das outras pessoas. Evite elogiá-las por talentos inatos ou por terem nascido inteligentes. Decerto, é muito importante que elas se esforcem e que sejam reconhecidas por uma dose a mais de empenho.
5) Admita SEUS ERROS
Não há nada pior que pessoas que tentam esconder seus erros e mostrar que são superiores, e estão certas o tempo todo. Somos humanos e errar é humano, mas acertamos muito mais que erramos, caso contrário, nem estaríamos nesse planeta.
17 comentários em “RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO: COMO MELHORAR”
Adoro receber essas dicas ! São muito valiosas! Obrigada por dividi las conosco.
Deveríamos aprender menos tabuada e mais como nos relacionarmos na escola, quando crianças! Obrigado pelos insights!
Um grande líder precisa reconhecer seus pontos fracos, sabendo ouvir, admitir seus erros, buscando melhorias.
Jamais devemos pensar que somos os mais capacitados dentro da instituição. Devemos saber dividir o que aprendemos e sabemos ,seguindo as 5 dicas passadas no texto (empatia, engajamento, humildade, valorização e reconhecimento de erros), isso tudo nos faz melhorar e crescer tanto profissionalmente como pessoalmente na vida das pessoas que nos rodeiam.
A melhoria do relacionamento interpessoal no ambiente corporativo afeta, diretamente, no resultado da equipe em relação ao objetivo proposto. Um clima organizacional leve e ético facilita na superação de obstáculos, gerando assim melhores colaboradores e pessoas.
Bom dia,
Estes 05 dicas são de extrema importância para os lideres e quando aplicadas geram resultados com os liberados que também nos observam como seres humanos que por muitas vezes erramos e estamos sempre buscando evolução e melhoria não só com os processos, mas como lideres também.
Após leitura, essas 5 dicas são fundamentais para o desenvolvimento da relação interpessoal no trabalho.!!
O texto nos traz uma abordagem prática e sensível para melhorar os relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, algo que considero fundamental para o sucesso individual e coletivo dentro da instituição.
5 dicas essenciais para melhorar o relacionamento interpessoal, com certeza a prática delas fará com que consiga melhorar o desempenho e engajamento da equipe.
Bom, se todos estiverem ligados nestas 5 dicas, todos seremos melhor e não é difícil agir em cada uma delas, basta a vontade e a determinação de cada um.
Fornecer e saber receber bem feedbacks também é essencial para um bom relacionamento interpessoal profissional. Outra prática è a comunicação não-violenta, esse recurso garante que as conversas sejam leves, honestas e sempre com cordialidade.
Dicas importantes para nos aprimoramos e não cairmos no erro de acharmos que já sabemos tudo de liderança, principalmente como disse o Bruno, receber feedback de como estamos agindo, para revermos nossas ações. A empatia alinhada a comunicação assertiva, faz muita diferença nos relacionamentos.
São comportamentos indispensáveis para uma liderança, pois não podemos esquecer que gerenciamos pelo exemplo.
Exercitar diariamente essas 5 práticas na vida como um todo e não só no profissional faz toda a diferença, reforçamos ser uma pessoa confiável e consequentemente, respeitada.
O relacionamento interpessoal é fator extremamente importante para um profissional e por consequência as empresas devem cada vez estar mais atentas a isso e evitar gestão por conflitos e os próprios conflitos. Promover de forma verdadeira que acredita nessas 5 dicas e não só nelas, mas em tudo que é positivo para tornar um ambiente saudável .
Para mim 2 dos pontos são os mais importantes na melhora do relacionamento interpessoal: ser humilde e admitir erros. Não temos como saber tudo, 100% do tempo. Ter humildade para dizer não sei, mas vou buscar a informação ou até mesmo para assumir um erro e pedir desculpas, aproxima o líder de sua equipe e traz este sentimento de confiança que é tão importante na construção das relações.
Excelentes dicas para um relacionamento próspero no ambiente de trabalho.