RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO: COMO MELHORAR

5 DICAS PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO

Relacionamentos interpessoal: incorpore atitudes que podem melhorá-los.

Passamos grande parte de nossas vidas no local de trabalho, nos relacionando com outras pessoas. Se cada um fizer sua parte, todos podemos contribuir para que esse relacionamento seja cada vez melhor e mais positivo.

Diante das pesquisas e da prática, mapeamos atitudes fundamentais que podem ser incorporadas no seu dia a dia de trabalho que fortalecerão significativamente seus relacionamentos.

Confira nossas 5 dicas sobre para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho:
1) Seja EMPÁTICO

Primeiramente, coloque-se no lugar do outro, veja a situação sob a ótica dele. Quando fazemos isso, expandimos nossa capacidade de compreensão dos problemas que nos rodeiam. A empatia nos permite  experimentar visões diferentes das nossas ou enxergar outros aspectos que ignoramos.

2) Demonstre ENGAJAMENTO

Em segundo lugar, não basta falar, é preciso demonstrar que você é uma pessoa engajada e comprometida com as pessoas, com o  trabalho e com a empresa. Pessoas engajadas não precisam se cobradas, elas fazem o que precisa ser feito, são criativas, inovadoras, trazem sugestões de melhoria. Assim, se algo pode ser melhorado, elas também dão sua opinião.

3) Seja HUMILDE

Sobretudo, seja humilde. Mesmo que saiba mais que o colega, não tente demonstrar sua sabedoria ou se sobressair, faça as coisas de forma natural e haja com humildade. Seja modesto, deixe que suas realizações falem por você.  Lembre-se sempre:

A humildade é a virtude dos sábios; a arrogância caminha lado a lado da ignorância.

4) Valorize comportamentos MELHORADOS

Bem como, elogie e incentive o esforço e as atitudes positivas das outras pessoas. Evite elogiá-las por talentos inatos ou por terem nascido inteligentes. Decerto, é muito importante que elas se esforcem e que sejam reconhecidas por uma dose a mais de empenho.

5) Admita SEUS ERROS

Não há nada pior que pessoas que tentam esconder seus erros e mostrar que são superiores, e estão certas o tempo todo. Somos humanos e errar é humano, mas acertamos muito mais que erramos, caso contrário, nem estaríamos nesse planeta.

 

8 thoughts on “RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO: COMO MELHORAR

  1. Fernando Fronza says:

    Deveríamos aprender menos tabuada e mais como nos relacionarmos na escola, quando crianças! Obrigado pelos insights!

  2. José Veridiano Alves Junior says:

    Um grande líder precisa reconhecer seus pontos fracos, sabendo ouvir, admitir seus erros, buscando melhorias.

  3. Severino Ribeiro da Silva says:

    Jamais devemos pensar que somos os mais capacitados dentro da instituição. Devemos saber dividir o que aprendemos e sabemos ,seguindo as 5 dicas passadas no texto (empatia, engajamento, humildade, valorização e reconhecimento de erros), isso tudo nos faz melhorar e crescer tanto profissionalmente como pessoalmente na vida das pessoas que nos rodeiam.

  4. José Jordano Rodrigues Miranda says:

    A melhoria do relacionamento interpessoal no ambiente corporativo afeta, diretamente, no resultado da equipe em relação ao objetivo proposto. Um clima organizacional leve e ético facilita na superação de obstáculos, gerando assim melhores colaboradores e pessoas.

  5. Gisele Delazari says:

    Bom dia,
    Estes 05 dicas são de extrema importância para os lideres e quando aplicadas geram resultados com os liberados que também nos observam como seres humanos que por muitas vezes erramos e estamos sempre buscando evolução e melhoria não só com os processos, mas como lideres também.

  6. Daniela Mattioli says:

    Após leitura, essas 5 dicas são fundamentais para o desenvolvimento da relação interpessoal no trabalho.!!

  7. Andressa Spadoni says:

    O texto nos traz uma abordagem prática e sensível para melhorar os relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, algo que considero fundamental para o sucesso individual e coletivo dentro da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *