Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Blog

CARREIRA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

As carreiras estão continuamente afetadas dentro de cada cenário que estão inseridas. Nesse artigo falaremos sobre o impacto que a  Revolução Industrial  tem sobre elas. 

Fundamentalmente, existem competências fundamentais para ter sucesso nesse novo mercado. 

Carreira  e as Transformações Globais

Inicialmente, as transformações e as mudanças a nível global estão acontecendo com muita rapidez e velocidade.

A sociedade está em um contexto único, em um espécie de virada da Quarta Revolução Industrial (4.0) para Quinta Revolução Industrial (5.0), que também estão relacionadas ao  Mundo BANI. 

Enquanto a Revolução 4.0 inclui alta tecnologia, “internet das coisas (ioT)”, robótica, inteligência artificial, veículos autônomos, biotecnologia, etc, caminhamos rapidamente para a 5.0 que além dessas características, inclui também as pessoas que trabalham ao lado de robôs e máquinas inteligentes. Trata-se de robôs que ajudam os humanos a trabalhar melhor e mais rápido, aproveitando tecnologias avançadas como a Internet das Coisas e big data. Acrescenta um toque humano pessoal aos pilares da Indústria 4.0 de automação e eficiência.

Todo esse avanço tecnológico trazido muda profundamente a maneira como vivemos. Mas principalmente como consumimos, como nos relacionamos e nos comunicamos, com profundos impactos na área pessoal e profissional.

Nessa última, uma das grandes transformações relaciona-se à a forma como nossas carreiras serão geridas.

Das Carreiras Modernas à Carreira 5.0

Atualmente, nas carreiras modernas entende-se que o responsável pela condução e rota de carreira são os próprios profissionais, ou autogestão de carreira. 

Prevalece nesses modelos, o sucesso psicológico e o “network.” Mas os componentes da Carreira 5.0 vão muito além disso.

Nela, a qualificação e autodesenvolvimento serão constantes, com ênfase no aprendizado real e de alto nível. Parece estranho falar disso em um mundo imediato, em que desejamos cada vez mais rapidez e agilidade. Mas não é. Nenhuma organização sobrevive somente de agilidade e estratégias. Precisamos das pessoas. Além disso é necessário robustez nos processos e maturidade de seus profissionais. 

Por incrível que pareça, na era de carros elétricos, robotização, automação e inteligência artificial o que os profissionais mais precisam ainda são de soft skills. Sem dúvida, fatores como estar aberto a ideias, mudanças, ter flexibilidade para adaptar-se às novas funções e habituar-se a aprendizagem contínua (lifelong learning)  e multidisciplinar serão vitais para o sucesso.

Outros aspectos como clareza do propósito profissional e dos valores pessoais, o que representa encontrar o significado real do trabalho e do que faz, bem como a felicidade na trajetória profissional são elementos bem-vindos na Carreira 5.0.

Além disso, ter senso crítico, além de saber coletar grande número de informações válidas e selecioná-las para decidir quais delas serão estratégicas e melhores na tomada de decisão são  elementos relevantes nesse novo mercado.

Da mesma forma, o desenvolvimento de competências sociais como comunicação e fortalecer relações positivas serão fundamentais.  Assim como aprender e conviver com a diversidade e as diferenças também serão cruciais, já que cada vez mais trabalharemos com grupos multidisciplinares. 

Para tanto, é preciso estar aberto a escuta ativa, respeito mútuo e empatia. A colaboração ganha cada vez mais força no mundo tecnológico. Acrescente-se à lista conhecer  sobre Environmental, Social and Governance (ESG) que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas. E por fim, existe uma competência que será o grande diferencial da Carreira 5.0.

Competência Essencial na Carreira 5.0

Nesse sentido, e diante de todas as pesquisas que eu e a Profa. Elaine Dias temos desenvolvido ao longo do tempo, além das nossas práticas organizacionais, podemos garantir que a  Inteligência Emocional  (IE) é um grande diferencial para as carreiras modernas. A inteligência intelectual e a racionalidade obviamente são importantes para o aprendizado das hard skills, mas sem dúvida, sem a IE plenamente desenvolvida não iremos muito longe.

Se somente a razão e a lógica fossem suficientes para o sucesso, as máquinas com Inteligência Artificial ocupariam a maioria dos postos de trabalho. Mas sabemos que isso não é possível. Muitas ocupações e funções precisam de contato humano. Haja vista a nossa irritação com as máquinas quando precisamos resolver um problema e quem nos atende é um Chatbot. Até certo ponto funciona, mas muitas vezes queremos outras opções além daquelas que nos são fornecidas pelas máquinas. Desejamos falar com alguém (um ser humano) que possa nos ouvir, compreender e resolver nosso problema. 

A Inteligência Emocional é fundamental para elevar a compreensão de nós mesmos, do outro e do mundo. Logo, podemos enfrentar mudanças e desafios com equilíbrio e ao mesmo tempo, apresentar resultados necessários. Com ela, podemos prosperar e sair da zona de sobrevivência. 

Artigos relacionados

Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima