COMO LIDERAR NO MUNDO BANI

Mundo BANI

Esteja consciente para liderar no mundo BANI.

As mudanças estão cada vez mais velozes e o mercado cada vez mais inconstante. Existe uma diversidade de termos que mostram a influência do mundo externo para que o nosso aprendizado, as nossas decisões e ações sejam cada vez mais rápidas e adequadas ao contexto.

Podemos citar os termos VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), RUPT (Rápido, Imprevisível, Paradoxal e Emaranhado (traduzido), DELA (Dinâmico, Emergente, Liminar e Antropocêntrico) e TUNA (Turbulento, Incerto, Novo e Ambíguo), dentro outros.

Independente do termo e da abordagem, tudo isso traz a sensação de desatualização, a impotência, o medo, a insegurança, situações difíceis de se prever, a instabilidade, caminhos ambíguos e antagônicos, são algumas das características desse novo normal. Tudo é para ontem e ao mesmo tempo, parece tão confuso e caótico, gerando um sentimento de que nada pode ser feito.

O maior exemplo de risco e incerteza é encontrado no campo, que é repleta de incertezas.  Os produtores rurais enfrentam desafios diários, sendo o clima um dos fatores mais imprevisíveis. A alternância entre períodos de chuvas e secas pode gerar preocupações constantes sobre a viabilidade da produção agrícola. No entanto, ao observarmos a coragem com que os agricultores plantam suas sementes, mesmo em meio à incerteza, podemos aprender valiosas lições sobre como enfrentar as adversidades e lidar com as incertezas em nossas próprias vidas.

O fato é que, independente do negócio e das adversidades enfrentadas, líderes bem-sucedidos aceitam que o futuro é incerto e encontram maneiras de construir adaptabilidade e agilidade em suas organizações.

Quando falamos de liderança, não nos referimos ao cargo. Todos podemos ser líderes, independente do que fazemos.

Nesse contexto as organizações podem contribuir com o desenvolvimento de seus líderes para que juntos com os seus times, consigam enfrentar as crises nesse ambiente que é chamado pelo sociólogo futurista Jamais Cascio de mundo BANI.

BANI é o acrônimo de palavras em inglês que significam Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível). Todos esses elementos exigem readaptação, novas formas de pensar e agir das lideranças  para enfrentar os desafios de toda ordem, superá-los e ainda assim entregar resultados positivos.

Dessa forma, para combater as adversidades desse novo mundo é necessário desenvolver determinadas habilidades nos líderes, que por sua vez devem disseminá-las junto ao time por meio de estratégias eficazes. Sem elas dificilmente a organização terá sucesso.

Estratégias para Liderar no Mundo BANI

Passamos agora às estratégias para enfrentar o Mundo BANI, considerando cada um de seus quatro elementos.

a) Combatendo a Fragilidade

A resiliência, capacidade de recomeçar ou voltar rapidamente ao estado original após passar pelas adversidades é especialmente útil nesse contexto, portanto desenvolvê-la junto a todos é fundamental para enfrentamento dos desafios.

Outro ponto que combate esse elemento é o senso de propósito. Isso significa disseminar o sentido de existência da empresa e identificar quanto ele tem a ver com os propósitos individuais. Assim, todo o empenho e o esforço extra, farão sentido.

b) Trabalhando a Ansiedade

O líder pode ajudar seus times a gerir melhor as emoções negativas como medos, incertezas e ansiedade, mas antes disso, ele mesmo precisar trabalhar com as suas próprias. Para combater o mundo ansioso é preciso inteligência emocional e levar o equilíbrio emocional ao time, não entrar em pânico quando algo não der certo, agindo com calma e sabedoria.  A ansiedade também pode ser combatida com duas emoções fundamentais para enxergar o futuro de forma mais positiva: a esperança e o otimismo.

d) Enfrentando o Não Linear

A falta de linearidade acarreta a imprevisibilidade que pode ser combatida pela criatividade, uma força pessoal e uma das soft skills mais valorizadas em todos o mundo. O líder pode encontrar junto com o seu time, soluções inovadoras, criativas e diferenciadas para o enfrentamento dos problemas. Essa é uma ótima oportunidade de todos participarem e de incentivar o espírito de equipe.

e) Compreendendo o Incompreensível

O excesso de informações pode sobrecarregar a capacidade de qualquer pessoa de entendê-las. Nesse caso, o líder pode utilizar sua intuição, aquela voz interior e instintiva que diz algo importante. Intuição não tem nada de sobrenatural, significa “olhar para”, é ter visão. Trata-se de uma combinação entre a lógica e a emoção que ocorre fora do nível de consciência, por isso não sabemos explicar muito bem como ela opera, mas sabemos que funciona.

A diversidade de comportamentos, ideias e visões  também trazem luz aos caminhos sombrios e permite a evolução conjunta.

Enfim, liderar no mundo BANI é ter competências fortalecedoras que permitam transformar desafios em crescimento e evolução.

22 thoughts on “COMO LIDERAR NO MUNDO BANI

  1. Robson Santos says:

    Olá Yeda e Elaine!
    Gostei muito do artigo e realmente precisamos aprender a liderar e a viver em mundos em transformação. Na minha opinião vivemos um mundo VUCA junto com o mundo BANI pois vejo muitas similaridades entre os dois modelos. Saudades! Abraços.

    • Profa. Ma. Elaine Dias says:

      Perfeito, querido Robson, de fato existe uma sobreposição dos dois mundos.
      Abraços e saudades também.
      Yeda/Elaine

  2. José Américo Dinizz says:

    O artigo proprociona uma ótima reflexão para pensarmos de forma mais estratégica e também afetiva as relações que tecemos em nosso dia-a-dia, seja no trabalho com os colaboradores ou demais grupos de interação social. Parabéns pela iniciativa e obrigado por oportunizar esse momento de reflexão.

  3. Rogério Aparecido says:

    Boa noite Yeda / Elaine.
    Excelente artigo.
    As exigências do mercado e a constante transformação mundo, exige dos lideres uma mente aberta e adaptável as mudanças.
    Mudar não é deixar de fazer o antigo, mas sim entender o proposito, compreender e disseminar o novo para a equipe.
    Parabéns.

  4. Fabiano Firmino Da Silva says:

    O novo cenário corporativo dentro da realidade do mundo BANI é uma realidade em nosso meio e se aprofundar em como lidar com esta realidade buscando a positividade e assertividade e sem duvida a nossa missão.

  5. Cleberson says:

    Excelente artigo!!
    Costumo sempre desafiar minha mente a trabalhar com os mistérios do “novo”…. E nesse modelo BANI tenho visto a Ansiedade sendo um grande vilão no dia a dia de muitos lideres!!

  6. jackson says:

    Conhecer um pouco mais sobre o mundo Bani , o que significa e como combater os problemas que existem nesse mundo foi importante durante a aula e o artigo reforça o significado. Obrigado.

  7. Fernando Stahl says:

    Muito interessante o artigo, temos que estar aberto as mudanças para podemos entender e apoiar time!

  8. Conceção Bueno says:

    O artigo traz a reflexão de como estamos lidando com o mundo BANI, vemos um mundo ansioso e ao invés de combatemos será que não estamos induzindo a mais ansiedade? Cabe a nós lideres, trazer para o dia a dia e para as equipes senso de propósito (porque estou aqui, qual minha missão), mostrar que tudo tem solução, tratar os temas com otimismo, buscar soluções criativas para solucionar conflitos e problemas e mais que nunca deixar nossa intuição fluir.
    Vamos precisar de muita ajuda!

  9. Marcos Silva says:

    A realidade do mundo Bani é uma realidade em nosso meio e se aprofundar em como lidar com esta realidade buscando a positividade e assertividade e sem duvida a nossa missão. Por isso, todos temos que conhecer e aprender mais sobre o Mundo Bani

    • Bruno de Assis says:

      O artigo reforça a extrema importância para o foco no desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, que pode ajudar nos líderes, a lidar com os desafios do mundo BANI.

  10. Amanda Castro says:

    O artigos nos traz importantes dicas de como lidar com o mundo BANI, nos como líderes temos que ter inteligência emocional para aplicar as técnicas com nossa equipe a desenvolver tecnicamente e emocionalmente, e torna-se uma equipe de alto desempenho.

  11. Vânia Scalzitti Wollmer says:

    O artigo trás uma ótima reflexão de um mundo incerto que vivemos e nossa real posição de lideres e gestores . Muito bom!

  12. Paulo Sérgio Marques says:

    Penso que a resiliência tem cada vez mais destaque na liderança, principalmente em um mundo de transformação constante. As técnicas modernas podem nos ajudar e muito na interação com o time, mas creio que o controle emocional (que não é fácil) é que faz equipe crescer. Esse controle o líder deve desenvolver perante a equipe para que possa passar segurança em suas decisões e tomada de direção do time.

  13. Jucemara Jane says:

    Acredito que de todos os elementos, a ansiedade é que requer uma maior dedicação por parte da liderança, pois nossos dias estão carregados deste elemento, seja na vida pessoal ou profissional de cada ser humano. Portanto, procurar entender melhor cada membro de sua equipe e poder contribuir com a estabilização deste elemento, pode ser o grande diferencial que trará maior rapidez na administração dos demais elementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *