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LIDERANÇA POSITIVA: NOVOS TEMPOS, NOVAS PRÁTICAS

Liderança positiva: a empresa é a orquestra, e o líder, o maestro.

A única certeza que temos nessa vida é a da mudança. Estamos em constante evolução, muitas coisas que antes davam certo agora não funcionam mais. Isso se aplica tanto a todos nós de maneira individual e principalmente às organizações. Elas são obrigadas a mudar, diante das crises, recessões, fusões ou simplesmente porque precisam se reinventar a cada instante. Mostrar algo novo para o cliente, demonstrar liderança no mercado e principalmente, que estão antenadas com a inovação é um diferencial competitivo para as organizações na era do conhecimento.

As grandes transformações ocorrem porque pessoas visionárias anteciparam às mudanças e são justamente elas que fazem a diferença no mundo.

Se hoje temos nossas vidas facilitadas, devemos muito a essas pessoas. Os trabalhos mecânicos, repetitivos e sem criatividade, são aos poucos substituídos pelas máquinas. Mas a criatividade e inovação são prerrogativas humanas.

As empresas inovadoras não existem sem as pessoas, mas elas não seriam o que são sem seus líderes.

São eles os grandes inspiradores do time, os impulsionadores dos diferenciais competitivos. A liderança autêntica (que não depende de cargo), determina a história e o sucesso da empresa, criando expectativas e credibilidade não só nos colaboradores, mas nos investidores, nos clientes e nos fornecedores.

Os líderes autênticos têm uma visão clara do todo e um plano a seguir, assim como o maestro que segue a partitura. E ainda assim, ele rege com o coração, é apaixonado pelo seu trabalho. Por isso dizemos que a empresa é a orquestra, o time, seu maestro.

Esses novos tempos pedem uma nova liderança autêntica, humanizada, inspiracional e presente, que dê o exemplo e influencie seus liderados com o objetivo de desenvolvê-los e motivá-los para a implementação das mudanças, que nem sempre são fáceis.

Nesse sentido insere-se a liderança positiva, baseada no movimento da psicologia positiva, que tem como precursor o psicólogo americano Martim Seligman, cujo desafio é liderar trabalhadores do conhecimento por meio do engajamento e do sentido, gerando resultados extraordinários. 

Liderança positiva não tem nenhuma relação com autoajuda, trata-se de ciência. O líder positivo promove resultados por meio do estímulo e valorização das habilidades e forças internas do time e não, dos pontos limitantes.

Para ser considerado um líder de novos tempos, que nada tem a ver com o cargo ou posição ocupada, é preciso que ele atue em quatro dimensões.

4 Dimensões da Liderança Positiva

O modelo da Liderança Positiva valoriza quatro dimensões simultaneamente:

1) O clima organizacional positivo 2) As relações positivas 3) A comunicação positiva 4) O significado positivo

Em relação ao clima, o líder detém um impacto extraordinário sobre ele. O líder positivo cria condições que valorizem as emoções positivas (alegria, apoio, compaixão, otimismo, gratidão) e que superem as negativas. Pesquisas revelam que os colaboradores estimulados e focados nos sentimentos e relações positivas produzem mais e possuem um nível maior de felicidade subjetiva.

As relações positivas dizem respeito à construção de redes de energia positiva, reforçando os pontos fortes e a autoconfiança dos liderados. Comemorar as conquistas e elogiar os esforços também fazem parte dessa dimensão. 

Em relação à comunicação, o líder positivo não reforça críticas ou linguagem negativa, oferecendo suporte, ajuda e elogios, em vez de desaprovação, insatisfação, cinismo ou descrédito. A comunicação é assertiva e compassiva, mas não passiva ou agressiva.

E por último, o significado, cuja proposta é atrelar o propósito da empresa com o trabalho e o próprio sentido de vida (missão, visão, valores) dos liderados.

O Líder Positivo nas Organizações

O líder que foca na motivação e no desempenho positivo, conquista resultados maiores com o seu time ao apoiá-lo na busca de alto nível de realizações pautado nas forças pessoais. Mas não se engane, isso não significa ignorar o erro e sim, focar nos pontos fortes e na busca de soluções diante das adversidades.

A necessidade de uma liderança positiva é fundamental nas organizações que valorizam as competências essenciais da mudança como a criatividade, o espírito de iniciativa e a resiliência. O desafio do líder positivo é ajudar a criar o novo e mobilizar as pessoas para realizarem essas mudanças.

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Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

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