Encontrar o significado do trabalho para ter bem-estar.
Inicialmente, é muito comum ouvir as pessoas dizerem que estão insatisfeitas com o emprego, ou que estão procurando por um.
Raramente escutamos alguém falar sobre carreira ou vocação.
Obviamente que todos precisamos sobreviver e ganhar dinheiro com o nosso trabalho.
– Mas será que é só isso mesmo? O trabalho representa somente um emprego? Ou existe algo mais?
Para responder à essas perguntas a psicóloga organizacional Ph.D Amy Wrzesniewski pesquisou sobre o significado do trabalho para um grupo variado de pessoas. Ela é conhecida pelas pesquisas sobre significado no trabalho, identidade profissional e, especialmente, “job crafting”. Nesse último tema, ela estudou como as pessoas podem ajustar suas tarefas e relacionamentos no trabalho para torná-lo mais significativo e alinhado com seus interesses, principalmente em empregos difíceis ou estigmatizados.
Seus últimos estudos são concentrados no entendimento do que motiva as pessoas em seu trabalho. Em suas pesquisas ela descobriu que, apesar de ocuparem cargos similares e fazerem as mesmas funções, cada pessoa percebe o trabalho de forma diferente.
Logo, isso significa que:
Não importa se você é um faxineiro ou médico altamente especializado. Há advogados que odeiam seu trabalho e motoristas de ônibus que adoram o seu. Gostar do trabalho independe da profissão e sim da forma como o percebemos.
Por isso é importante você entender como percebe o seu trabalho. Logo, dependendo da forma como você o sente, terá maior engajamento, foco e flow nele.
Três Tipos de Motivações para o Trabalho
De acordo com Wrzesniewski, existem três tipos de motivações/orientações para o trabalho. Ele pode ser visto como como emprego, status (carreira) ou vocação.
Vamos a cada um desses significados.
1ª) Trabalho como EMPREGO
Em princípio, as pessoas que vêem o trabalho como um emprego trocam a sua força de trabalho por um salário.
Com efeito, não têm satisfação pessoal no trabalho. Assim, ele não tem significado ou engajamento, servindo apenas para a sobrevivência. Consequentemente, seus interesses e paixões encontram-se fora da empresa.
2ª) Trabalho como STATUS
Certamente as pessoas orientadas pelo status são motivadas pelo êxito. Da mesma forma, trabalham pelo prestígio, status e poder.
Por consequência, desejam ascensão profissional. Nesse sentido, o trabalho é o meio de ter dinheiro, alcançar prestígio, poder e reconhecimento.
3ª) Trabalho como VOCAÇÃO
Sem dúvida, pessoas orientadas pela vocação percebem o trabalho como missão. Elas são motivadas pelo valor do trabalho em si. Por consequência, encontram significado no que fazem pois as atividades executadas fornecem o benefício intrínseco (alegria, satisfação).
Por conseguinte, elas dão o que tem de melhor, são engajadas e felizes.
De tal modo que colocam suas forças pessoais a serviço de uma atividade gratificante, que esteja alinhada com o seu propósito de vida.
Segundo Wrzesniewski,
As pessoas movidas pela vocação têm maior prazer no trabalho, maior satisfação com a vida, e suas equipes geralmente apresentam melhor desempenho.
Ainda segundo a autora, mesmo em trabalhos mais rotineiros, a pessoa pode exercer alguma influência sobre a essência do seu trabalho. Isso significa que ela pode exercer a sua vocação, independente da sua profissão.
Assim, perguntamos:
Qual o significado do trabalho para você? É somente um emprego ou algo a mais?
Finalmente, para que seu trabalho tenha significado, e você possa encontrar sua vocação pense no que você não pode viver sem em vez de se concentrar em como pode simplesmente sobreviver.
10 comentários em “QUAL O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA VOCÊ?”
Como comentei anteriormente, posso dizer com toda certeza que adoro o meu trabalho. Tenho muita satisfação em dizer a qualquer pessoa que trabalho na Instituição ARIL. Na qual estou como colaborador do setor de educação física, a aproximadamente 22 anos.
Tenho muito orgulho em dizer que atualmente a ARIL, é considerada a instituição com o maior número de participações em Jogos Internacionais (20), através do Movimento chamado – Olimpíadas Especiais Brasil. Movimento esse reconhecido internacionalmente, proporcionando esporte para pessoas com deficiência intelectual em aproximadamente 200 países.
Mas no meu ponto de vista, o mais importante é o trabalho de base com crianças partir dos 3 anos de idade. Trabalho esse, planejado e executado pela equipe do setor de educação física, oportunizando o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social, de nossas crianças, adolescentes e adultos, através de atividades motoras gerais. Levando-se em conta as potencialidades de cada um.
Acreditamos que quando se faz um trabalho de base bem feito, os resultados são satisfatórios. Assim podemos dizer que as participações dos nossos atletas em Jogos Internacionais, nada mais é, do que a consequência desse trabalho de base realizado pela equipe do setor de educação física, como também, pela equipe multidisciplinar que atua dentro da instituição.
meu traballho é uma paixão, lógico que como todo bom relacionamento, tenho frustraçoes, dias bons e ruins, ganho e perco, ensino e aprendo.
tudo isso faz parte, e me faz florescer
Amo meu trabalho sou realizada e orgulhosa em poder participar de uma instituição de ensino tao indolina, transparente e solista….Alem do ensino, brilhante, transformador que ensinam serem cidadães leais, críticos, comprometedores e respeitosos…Sempre pensam no bem como coletivo, ajudam o próximo e realizam um excelente trabalho realizando sonhos de pais e dando um ensino de qualidade para futuros cidades excepcionais…Sou realizada em fazer parte desta instituição que só tem a brilhar e o nome diz tudo COLÉGIO EAG (EDUCANDO COM AMOR AS GERAÇÕES). Literalmente!
Que maravilhoso, também adoramos a família EAG.
Profas. Elaine e Yeda
Sem sombra de dúvidas, minha motivação para o trabalho é a VOCAÇÃO. Amo ser professora! Já passei pela coordenação, gestão da escola onde trabalho, mas fiz a escolha de permanecer somente como professora, pois estar dentro da sala de aula, ensinando e vendo todos os dias a evolução dos meus alunos no qual contribuo com meu esforço, me proporciona uma satisfação imensurável! Ainda mais no que eu considero a melhor fase, alfabetização!
É certo pensar que cada pessoa percebe o trabalho de forma diferente. Logo, dependendo da forma como você o sente, terá maior engajamento, foco e flow nele. Sem dúvida, pessoas orientadas pela vocação percebem o trabalho como missão. Elas são motivadas pelo valor do trabalho em si. Por consequência, encontram significado no que fazem, pois as atividades executadas fornecem o benefício intrínseco (alegria, satisfação). Posso dizer que sou realizada com a minha profissão, com a minha missão quanto educadora. Sinto-me feliz em completa no exercício da minha missão.
Amo o meu trabalho ele faz parte da minha missão e através dele colaboro para que as pessoas façam a escolha certa e se sintam realmente felizes no que fazem. Não importa o que você faz e sim a paixão que sente quando faz! Sim ainda temos muitas pessoas que tem o trabalho como emprego e como status e realmente podemos notar que falta algo, não existe a paixão! É realmente muito triste, uma vida sem significado.
I believe that is anong thee most vittal inftormation for me.
And i’m happy studying your article. But wanna remarrk on some basic things, The web site taste is great,
the articles iis actually great : D. Just right task, cheers
Feel free to visit my blog … mega888 kiosk agent
Maravilha de tema.
O trabalho para mim é uma logica de varias junções em busca do ser feliz e e ensinar as pessoas a serem felizes. Desmascarar o tedio, a insatisfação e encontrar caminhos pelo nossos próprios sentimentos, atitudes, amor ao próximo. Saber que podemos crescer se nos dermos a oportunidade de fazer aquilo que nunca pensamos em fazer ou, reagir a falta de animo e permitir o florescimento para um novo ciclo.
Obrigada, Lucilene, ficamos muito felizes com o seu engajamento no curso Psicologia Positiva EAD e seus comentários. Suas contribuições são muito valiosas.