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COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NO TRABALHO

A comunicação interpessoal é uma dificuldade para muitas pessoas. Por isso muitas delas não conseguem avançar na carreira, conquistar novos clientes ou simplesmente relacionar-se com outras pessoas.

Entretanto, é uma habilidade que pode ser aprendida.

Por isso o desenvolvimento da habilidade de comunicação interpessoal é uma das maiores procuras no coaching.

Pessoas sem essa habilidade têm dificuldades em mostrar o que sabem, ora porque falam muito e não abordam o que é preciso, “se perdem no discurso”, ora porque se sentem acuados e tímidos e não conseguem expressar o que sentem ou  sabem. Com isso sua imagem e seu marketing pessoal ficam prejudicados.

Comunicação Interpessoal: Competência Comportamental

Por isso a comunicação interpessoal é bastante valorizada pelo mercado, ela faz parte das habilidades interpessoais, sendo pré-requisito em muitos processos seletivos. É uma competência comportamental que  pode ser aprendida, praticada e aperfeiçoada continuamente. Como digo em meus treinamentos, “quanto mais eu pratico, melhor eu fico.”

Ao mesmo tempo, que é uma competência que pode ser desenvolvida pelo colaborador, deve ser incentivada pela empresa e praticada pelos gestores – pelo exemplo.

Componentes da comunicação

Quando falamos em comunicação, automaticamente, pensamos em pessoas eloquentes, que e se apresentam com desenvoltura ou que são excelentes oradores e linguistas. Mas a comunicação não envolve somente a fala, aliás, podemos dizer que ela é um detalhe, observe sua composição:

  • 55% da nossa comunicação é representada pela nossa linguagem gestual e corporal
  • 38% refere-se ao timbre e tom de voz
  • 7% diz respeito às palavras, ao que dizemos.

Comunicação Não-Verbal

A comunicação envolve, principalmente a parte não verbal, ou seja, gestos, postura, olhares, expressões faciais, movimentos do corpo. Comunicar é tornar aos outros os nossos pensamentos, sendo eficaz quando provoca uma reação ou resposta que corresponda às ideias ou necessidade que temos em mente e que desejamos passar ao leitor ou ouvinte.

A comunicação envolve também o silêncio. Em sessões de psicoterapia ou coaching, muitas vezes as pessoas ficam em silêncio por muitos minutos. Isso significa muita coisa. Ela pode estar pensando e tendo um diálogo interno com ela mesma.

Comunicação Eficaz

A comunicação é considerada eficaz quando provoca reações ou respostas que correspondam a ideia ou necessidade que temos em mente.

Selecionamos 7 dicas para aprimorar a habilidade de comunicação:

  1. Ser assertivo: dizer o que é preciso ser dito, de forma direta, mas sem agressividade.
  2. Evitar ser prolixo: falar do assunto sem se alongar nele.  O bom orador é aquele que fala em 5 minutos o que uma pessoa comum fala em 10 minutos.
  3. Entendimento e compreensão: passar a mensagem clara, entendível pelo interlocutor. Se ele não entendeu a mensagem, é porque você não a transmitiu bem. Respeite o grau de compreensão do ouvinte.
  4. Foco e atenção: mantenha o foco na mensagem e atenção na pessoa, sem distrair-se.
  5. Congruência: sua fala deve ser congruente com o seu pensamento e com os seus gestos, posturas e ações.
  6. Não julgar: evite opiniões e julgamentos que nada acrescentam à comunicação. Utilize os três filtros de Sócrates.
  7. Faça perguntas: certifique-se que a pessoa entenda sua mensagem.

Comunicação é Compreensão

A compreensão faz parte da comunicação. Faça perguntas, mas ouça também. A forma como você se comunica diz muito sobre você, seu comportamento e personalidade.

Sobretudo, a habilidade de se comunicar não é somente privilégio dos oradores, vendedores, palestrantes ou professores. Comunicar-se de forma clara e objetiva é fundamental para a carreira, negócios e imagem tanto do profissional, quanto do gestor e até mesmo da empresa.

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Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

3 comentários em “COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NO TRABALHO”

  1. NEILTON DA PAZ MARQUES

    Salve Salve!
    No processo de comunicação se conta muito todos os detalhes que envolvem emissor, mensagem e receptor. Somos levados a falar de acordo com o público que temos. Temos que nos policiar a respeito!

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