COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NO TRABALHO

COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NO TRABALHO

A comunicação interpessoal é uma dificuldade para muitas pessoas. Devido a isso, muitas delas não conseguem avançar na carreira, conquistar novos clientes ou simplesmente relacionar-se com outras pessoas.

Entretanto, é uma habilidade que pode ser aprendida.

Por isso o desenvolvimento da habilidade de comunicação interpessoal é uma das maiores procuras no coaching.

Pessoas sem essa habilidade têm dificuldades em mostrar o que sabem, ora porque falam muito e não abordam o que é preciso, “se perdem no discurso”, ora porque se sentem acuados e tímidos e não conseguem expressar o que sentem ou  sabem. Com isso sua imagem e seu markering pessoal ficam prejudicados.

Comunicação Interpessoal: Competência Comportamental

Por isso a comunicação interpessoal é bastante valorizada pelo mercado, ela faz parte das habilidades interpessoais, sendo pré-requisito em muitos processos seletivos. É uma competência comportamental que  pode ser aprendida, praticada e aperfeiçoada continuamente. Como digo em meus treinamentos, “quanto mais eu pratico, melhor eu fico.”

Ao mesmo tempo, que é uma competência que pode ser desenvolvida pelo colaborador, deve ser incentivada pela empresa e praticada pelos gestores – pelo exemplo.

Componentes da comunicação

Quando falamos em comunicação, automaticamente, pensamos em pessoas eloquentes, que e se apresentam com desenvoltura ou que são excelentes oradores e linguistas. Mas a comunicação não envolve somente a fala, aliás, podemos dizer que ela é um detalhe, observe sua composição:

  • 55% da nossa comunicação é representada pela nossa linguagem corporal
  • 38% refere-se ao timbre e tom de voz
  • 7% diz respeito às palavras, ao que dizemos.

Comunicação Não-Verbal

A comunicação envolve, principalmente a parte não verbal, ou seja, gestos, postura, olhares, expressões faciais, movimentos do corpo. Comunicar é tornar aos outros os nossos pensamentos, sendo eficaz quando provoca uma reação ou resposta que corresponda às ideias ou necessidade que temos em mente e que desejamos passar ao leitor ou ouvinte.

A comunicação envolve também o silêncio. Em sessões de psicoterapia ou coaching, muitas vezes as pessoas ficam em silêncio por muitos minutos. Isso significa muita coisa. Ela pode estar pensando e tendo um diálogo interno com ela mesma.

Comunicação Eficaz

A comunicação é considerada eficaz quando provoca reações ou respostas que correspondam a ideia ou necessidade que temos em mente.

Selecionamos 7 dicas para aprimorar a habilidade de comunicação:

  1. Ser assertivo: dizer o que é preciso ser dito, de forma direta, mas sem agressividade.
  2. Evitar ser prolixo: falar do assunto sem se alongar nele.  O bom orador é aquele que fala em 5 minutos o que uma pessoa comum fala em 10 minutos.
  3. Entendimento e compreensão: passar a mensagem clara, entendível pelo interlocutor. Se ele não entendeu a mensagem, é porque você não a transmitiu bem. Respeite o grau de compreensão do ouvinte.
  4. Foco e atenção: mantenha o foco na mensagem e atenção na pessoa, sem distrair-se.
  5. Congruência: sua fala deve ser congruente com o seu pensamento e com os seus gestos, posturas e ações.
  6. Não julgar: evite opiniões e julgamentos que nada acrescentam à comunicação. Utilize os três filtros de Sócrates.
  7. Faça perguntas: certifique-se que a pessoa entenda sua mensagem.

Comunicação é Compreensão

A compreensão faz parte da comunicação. Faça perguntas, mas ouça também. A forma como você se comunica diz muito sobre você, seu comportamento e personalidade.

Sobretudo, a habilidade de se comunicar não é somente privilégio dos oradores, vendedores, palestrantes ou professores. Comunicar-se de forma clara e objetiva é fundamental para a carreira, negócios e imagem tanto do profissional, quanto do gestor e até mesmo da empresa.

Clique aqui e baixe nosso e-book sobre Empatia e melhore suas habilidades comunicação interpessoal.

2 thoughts on “COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NO TRABALHO

  1. Avatar
    Maria Helena Batista dos Santos Paveze says:

    Aprendi muito…
    Então levarei para a vida essas dicas relevarelevantes e maravilhosas.

    • Avatar
      NEILTON DA PAZ MARQUES says:

      Salve Salve!
      No processo de comunicação se conta muito todos os detalhes que envolvem emissor, mensagem e receptor. Somos levados a falar de acordo com o público que temos. Temos que nos policiar a respeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X