O MINDFULNESS NA PSICOLOGIA POSITIVA

O MINDFULNESS NA PSICOLOGIA POSITIVA

Mindfulness: atenção plena no presente.

O mindfulness contrapõe a dispersão, criando um estado de atenção plena que foca nossa atenção intencionalmente na experiência do momento presente por meio de uma atitude aberta e não julgadora, de aceitação (diferente de passividade).

Como consequência, seus benefícios são inúmeros:

Os neurocientistas estão descobrindo como ele afeta positivamente o cérebro, os médicos estão analisando os seus benefícios para a saúde e os cientistas sociais estão mostrando como ele pode mudar nossas vidas e a nossa sociedade.

Sem dúvida, o exercício mais conhecido e reconhecido que desenvolve o Mindfulness é a meditação. Atualmente programas relacionados ao tema estão presentes na área da saúde, da educação e também nas organizações humanizadas.

É um método interessante, uma prática adotada pelas empresas por aliviar a mente das situações negativas que impactam na vida dos profissionais.

O Mindfulness tem como objetivo geral aumentar a concentração no aqui e agora, bastante similar à “psicologia centrada no presente”. A atenção é regulada para o que está acontecendo no agora.

Ellen Langer, que assim como Martin Seligman é uma das precursoras da Psicologia Positiva e professora do departamento de psicologia da Harvard University é uma das maiores pesquisadoras sobre o assunto e nos desperta para outro ponto pouco explorado do Mindfulness: a curiosidade de principiante.

Mente de Principiante

Segundo Langer, quando pensamos que sabemos alguma coisa, deixamos de prestar atenção na situação, mas quando percebemos que não sabemos, então naturalmente prestamos atenção nela. Essa é a essência da realização das nossas atividades com empenho e satisfação.

Além disso, pessoas que estão ativamente pensando em coisas novas, vivem mais.

É animador quando vemos ativamente novidades em tudo que fazemos.

É o caso de visitar um mesmo lugar trinta vezes, mas prestar atenção nele, observar os detalhes, como se fosse a primeira vez. Dessa forma a mente ativa capta pequenas diferenças ou tem ponto de vista divergente, mesmo que as coisas sejam as mesmas. De fato, o que realmente muda é nosso olhar sobre elas.

Certamente muitas pessoas já trabalharam conosco no Instituto ISI INFINITY, desde pessoas que estão iniciando sua carreira até outras mais maduras.  Nesse sentido, é incrível observar os estagiários engajados quando aprendem algo novo. Com efeito, seus olhos brilham, ficam maravilhados com pequenas coisas, aceitam os desafios, gostam de aprender, de explorar.

Obviamente que isso não precisa ficar restrito aos estagiários. Também agimos assim quando temos a “mente de principiante”, ficamos abertos ao novo e não presos a velhos paradigmas. Observamos tudo com curiosidade e aceitação, sem julgamentos. É o equivalente a ter um Mindset de Crescimento, o que traz outros benefícios, principalmente no trabalho.

Benefícios do Mindfulness no Trabalho

Definitivamente, Mindfulness não é somente mais um programa de qualidade de vida com aumento da concentração e do foco com o objetivo de melhorar a produtividade das pessoas.

Ele vai muito além disso, contribuindo para o aumento da autoconfiança, da criatividade, da concentração e da memória, deixando o raciocínio mais aguçado. Principalmente, pode aumentar a empatia e a compaixão, olhando para o outro sem julgamento e sem ser reativo.

Muito antes do Mindfulness ser difundido, Napoleon Hill influente escritor na área de desenvolvimento pessoal já citava a importância de se manter no aqui e agora, relacionando-o com a felicidade:

O dia de ontem é apenas um sonho; o dia de amanhã uma simples visão; mas o dia de hoje bem vivido faz de cada dia passado um sonho de felicidade e de cada futuro uma visão de esperança; sejamos cuidadosos com o dia presente.

Olhando sob essa perspectiva, o Mindfulness realmente é um presente que recebemos e podemos usufruir todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *