PSICOLOGIA POSITIVA: DIFERENCIAIS E CONTRIBUIÇÕES

Psicologia Positiva: quais são seus diferenciais e contribuições?

O que realmente é ser feliz para você? Família, filhos, amigos, namorar, viajar, amor, paz, realização de sonhos e objetivos, trabalho, uma vida de sentido..

Existem muitas respostas para essa pergunta e todas elas, certamente, possuem um enfoque positivo.

Se fomos feitos para buscar a plenitude e felicidade, porque então focar nos defeitos, patologias e negatividade?

Por que não mudar o olhar para os aspectos saudáveis do viver?

Para responder a essa pergunta recorremos à Psicologia Positiva.

Psicologia Tradicional e Psicologia Positiva: Enfoques Diferentes

Em primeiro lugar, a Psicologia Positiva tem como objetivo estudar cientificamente as forças e virtudes que levam indivíduos, comunidades e organizações ao florescimento. Isso significa desenvolvimento, produtividade, expansão e prosperidade. Além da felicidade, é claro.

Por conseguinte, ela enfoca na investigação de aspectos potencialmente saudáveis do viver e os relaciona ao bem-estar. Por outro lado, a psicologia tradicional tem seu foco nas psicopatologias para diminuição do sofrimento. O que não significa, necessariamente, que o sujeito será feliz.

Importante ressaltar que a Psicologia Positiva não significa uma ruptura com as abordagens da psicologia – que são igualmente importantes ou tampouco que devemos ignorar ou menosprezar o sofrimento humano.

Mas, conforme sugerido por Martin Seligman, psicólogo e pioneiro desse movimento, devemos explorar também as qualidades e os pontos fortes das pessoas.

O Foco do Estudo

A Psicologia Positiva estuda como, porque e em quais condições as emoções positivas, os traços individuais e as instituições positivas se fazem presentes e obviamente, como potencializá-las.

Em relação às emoções positivas significa compreender os sentimentos positivos com relação ao passado, o presente e o futuro.

Os traços individuais positivos envolvem o estudo das virtudes humanas, talentos e inteligências que sustentam uma vida de bem-estar.

Já sobre as instituições positivas refere-se compreender o florescimento em contextos como famílias, escolas, organizações, sociedade e comunidades.

Parece simples, mas não é, tais estudos são complexos e profundos.

O Futuro do Movimento

Talvez seja essa a grande riqueza do conhecimento sobre a Psicologia Positiva: ele está em construção. Logo, há muito o que estudar e aprender sobre ela.

Particularmente, para mim, psicóloga há tantos anos, é maravilhoso participar desse movimento. Definitivamente, sinto-me gratificada por ter vivido para conhecer e aplicar esse conhecimento em minhas formações.

Finalmente, é inegável que esse movimento trouxe um olhar positivo para os estudos da psicologia.

13 thoughts on “PSICOLOGIA POSITIVA: DIFERENCIAIS E CONTRIBUIÇÕES

    • Profa. Ma. Elaine Dias says:

      Olá Claudemilson, esse é um curso livre, para ter CRP é necessário fazer uma Faculdade de Psicologia e depois, tirar o CRP.

  1. Tamara says:

    Tudo que me rodeia procuro levar para o lado positivo.
    Até mesmo os NÃO, que eu recebi desde de meus primeiros anos de vida, certamente foi ali que entendi, que até mesmo quando algumas pessoas dizem não para nós, esse não na verdade é um EU TE AMO, EU TE CUIDO, EU TE QUERO BEM.
    É certo que nem todos, mas para que carregar os NÃO que não serviram pra nada rsrsrs

  2. Almir Antonio Isganzella says:

    Estudar sempre foi uma forma de aprender e buscar maiores subsídios para que possamos fazer nossos enfrentamentos na vida bem como, o de poder explorar um pouco mais do que somos e para que estamos aqui. As vezes é preciso muita persistência para obter um novo olhar sobre a peórpia realidade e poder aprimorar e escalar um lugar melhor e mais saudável e com o sentimento de maior bem estar. Estamos no caminho acredito! Cada dia um pouco mais! grato pela oportunidade de realizar este curso!

    • Profa. Ma. Elaine Dias says:

      Quem bom, Almir. Estamos juntos nessa caminhada do florescimento.
      Abraços!
      Profas. Yeda e Elaine

  3. Luciana Helena Pizzinatto says:

    Estar conhecendo o “outro lado” da psicologia, está despertando o melhor que existe em mim. Poder ver a leveza e suavidade das situações diárias e ser grata por cada uma delas, me sinto realmente florescendo.

  4. Sônia Maria Soares de Alexandria Boim says:

    A Psicologia Positiva estuda as forças e virtudes que levam ao florescimento, ao desenvolvimento, produtividade, expansão e prosperidade. É um bom exercício para nosso dia a dia, pois muitas vezes nos deparamos com situações não tão positivas. Então vamos exercitar a nossa Positividade e com certeza teremos resultados melhores.

  5. Denise Cortinovis says:

    A Psicologia Positiva possibilita o florescer não apenas em nosso jornada que estudamos sobre a felicidade mas para os que conosco caminham está linda jornada da existência. Também é de extrema importância para organizações humanizadas, proporcionando um trabalho integral com todos da organização.

  6. Lucilene says:

    A cada dia sinto que o verdadeiro sentido da vida é a busca da Felicidade eterna e que temos que aprender a conhecê-la dentro de nós. Não adianta buscarmos essa Felicidade fora, porque é uma Felicidade temporária. Não estou dizendo que não podemos nos agradar, conquistar coisas que sejam boas para nós mas, que não serão uma Felicidade eterna. Logo passa. Sou Psicóloga Clínica e também pesquiso muito sobre quando a felicidade é duradoura ou temporária. É um assunto que exige muito estudo e sei que seremos eternamente gratos por aprender com vocês essa maravilhosa Psicologia.

  7. Evelin Vanessa Correia dos Santos Marques says:

    Estou iniciando o curso, mas acredito nos impactos positivos que podem levar as pessoas ao estudar a psicologia positiva, trazendo felicidade de fato, que não está necessariamente associada a algo material adquirido, mas a um propósito de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *