RELAÇÕES POSITIVAS EM MOMENTOS DIFÍCEIS

Dois jovens apoiando-se por meio de relações positivas em momentos difícies

Relações Positivas são fundamentais

Somos seres sociais, a evolução da nossa espécie mostra que precisamos um dos outros para sobreviver, mas principalmente, do apoio mútuo em momentos difíceis para sairmos deles.

Além disso, as relações positivas com outras pessoas baseadas na confiança, no respeito e no carinho têm um poder tão benéfico que pode prolongar nossas vidas.

De fato, manter relacionamentos saudáveis nos traz bem-estar e sobretudo, nos ajuda a nos proteger contra todo tipo de doença, sejam elas físicas, mentais ou emocionais.

Da mesma forma, saber que podemos contar com outras pessoas nos bons e maus momentos, nos gera segurança interior, um sentimento de que não estamos sozinhos nessa vida.

Por isso, diante de cenários incertos e de estresse é importante contar com as relações interpessoais positivas, mesmo que sejam à distância.

Nesses momentos de insegurança e incerteza, é importante termos por perto pessoas que trazem à tona o que temos de melhor e não o que mais estressa.

Outro fator importante: não é a quantidade de tempo que passamos com essas pessoas e sim, a qualidade é o que importa.

Na Psicologia Positiva  chamamos essas pessoas de energizadoras positivas. São boas conselheiras, maduras, orientam e auxiliam os outros a enxergar os problemas de forma diferente.

Enfim, são pessoas que elevam potencializam suas capacidades e não o puxam para baixo.

Segundo o Psicólogo Positivo Shawn Achor, “as influências tóxicas drenam a nossa energia.” Ainda por cima, pessoas negativas, deprimidas, nervosas e irritadas podem nos modificar rapidamente de motivados e positivos à ansiosos e negativos.

Portanto, as pessoas à nossa volta fazem uma grande diferença, mas se mesmo assim, precisa conviver com pessoas tóxicas e negativas, aprenda a se defender das inevitáveis consequências ruins que elas causam no ambiente.

Três Dicas de como Lidar Com Relações Tóxicas

Diante de nossos estudos e práticas, selecionamos 3 dicas importantes para lidar com pessoas tóxicas:

1. Afaste-se

Se possível, afaste-se delas, inclusive, fisicamente. Se não for possível, crie uma barreira emocional e psicológica dessas pessoas. Afaste a sua consciência para outro foco de atenção. 

2. Construa sua fortaleza

Construa uma fortaleza em torno de si com pensamentos do tipo “Posso lidar com essa situação.” ou “O problema é ele, não eu.” Isso lhe trará força e paz interior.

3. Memória Emocional

Traga à sua mente situações em que lidou com pessoas em contextos parecidos com esse e teve êxito. Relembre como foi a sua postura, voz, como pensou e agiu. Isso faz parte da sua memória emocional positiva e pode ser utilizada nessas situações.

Finalmente, lembre-se sempre investir nas relações positivas e fortalecê-las, elas são como joias raras, das quais devemos cuidar com atenção e carinho.

—————————————

Artigo escrito em parceria com a Profa. Ma. Elaine Dias.

8 thoughts on “RELAÇÕES POSITIVAS EM MOMENTOS DIFÍCEIS

  1. Sônia Maria Soares de Alexandria Boim says:

    Sem dúvida alguma, manter relacionamentos saudáveis, nos faz bem! Somos seres sociais e precisamos um dos outros para sobreviver. Além disso, as relações positivas baseadas na confiança, no respeito e no carinho têm um poder de prolongar nossas vidas, pois interfere no nosso nível de ansiedade, estresse, angústia. As relações positivas tem o poder de elevar nosso entusiasmo, motivação, auto confiança.
    Estou adorando o curso e as dicas,
    Obrigada Profª Yeda

  2. Denise Cortinovis says:

    Precisamos estar preparados para nossas relações em todos os níveis de relacionamento pois os momentos difíceis surgem e saber lidar com eles é fundamental pois melhora nossa saúde mental e física . A qualidade nas relações e de extrema importância para obter sucesso em todos os âmbitos de nossa vida.

  3. Fernando Fronza says:

    Professora, eu acredito muito em “energias”, e mais do que isso, posso senti-las com muita facilidade, desde criança. Eu costumo falar que eu sou um exaustor de energias, boas e ruins, e confesso que tenho dificuldades em me blindar, mas as dicas de vocês estão ajudando bastante!

  4. José Veridiano Alves Junior says:

    Precisamos estar preparados para todos os tipos de dificuldades nas relações interpessoais e pessoais, entender que mesmo com os conflitos a nossa energia precisa ser positiva.

  5. Severino Ribeiro da Silva says:

    Relações positivas com as pessoas são de extrema importância com todos que nos estão ao nosso redor; pois como diz o texto devem estar alicerçadas na confiança, respeito e carinho com o próximo. Tudo isso tem uma poder irrelevante de nós trazer sentimento de paz . Relacionamentos saudáveis nos traz bem estar e alegria em nossas vidas.

  6. José Jordano Rodrigues Miranda says:

    Assim como relações positivas geram consequências benéficas, relações tóxicas levam a atos negativos, como pensamento ansioso e desfavorável. Perante esse cenário, a inteligência emocional torna-se ainda mais relevante, ressaltando a importância de não deixar o exterior influenciar o interior do indivíduo, separando assim o “eu” do “outro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *