COMO FORTALECER RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS SEGUNDO A PSICOLOGIA POSITIVA

Relacionamentos Interpessoais

Uma pessoa chega muito feliz até você e lhe conta algo importante que aconteceu com ela. Um amigo posta no Facebook um fato significativo, uma conquista. Alguém do seu círculo de relações foi promovido e você recebe uma notificação do LinkedIn. Seu filho tirou nota alta naquela matéria para a qual estudou muito.

 Agora reflita e responda sinceramente: Qual a sua reação nessas circunstâncias?

Dependendo da nossa resposta à experiência positiva de outra pessoa, o amor, a amizade, a confiança e o relacionamento em si aumenta. O inverso também é verdadeiro. É o que veremos a seguir.

Fortalecer ou Deteriorar uma Relação

O modo como comemoramos as vitórias e triunfos das pessoas com as quais nos relacionamos fortalece ou deteriora uma relação. Para Martim Seligman, precursor da Psicologia Positiva:

O modo como você comemora é mais preditivo de relações fortes do que o modo como você briga.

Para ele, existem quatro formas básicas de responder a essas circunstâncias e somente uma delas fortalece a relação.

Quatro Formas de Respostas ao Evento Positivo do Outro

Vamos exemplificar os tipos de repostas com uma situação: Seu marido chega em casa entusiasmado para lhe contar um acontecimento positivo:

Hoje fui promovido no trabalho e consegui um aumento!

Qual dessas  quatro reações/respostas abaixo é mais comum a você?

Reação 1

Verbal: “Que ótimo! Estou tão orgulhosa de você! Sei quanto essa promoção era importante para você. Me conte tudo como aconteceu. Onde você estava quando eu patrão lhe contou? O que ele disse? Como reagiu? Devíamos sair para celebrar!

Não-Verbal: Mantém contato visual, demonstra as emoções, com um sorriso sincero, um toque ou abraço, demonstra felicidade, dá risada.

Reação 2

 Verbal: “Que boa notícia. Muito bom, você merece!”

Não-Verbal: Pouca ou nenhuma expressão emocional.

Reação 3

Verbal: “Nossa, sua responsabilidade aumentará bastante. Agora vai ter pouco tempo para me ajudar com a educação das crianças.”

Não-Verbal: Emoções neutras ou negativas como testa franzida, expressão carrancuda.

Reação 4

Verbal: “Você passou no supermercado?”

Não-Verbal: Pouco ou nenhum contato visual, dá as costas, sai da sala.


RESPOSTAS:

Se escolheu a  Reação 1, ótimo, seu apoio é Ativo Construtivo, autêntico e entusiástico que fortalece significativamente o relacionamento entre vocês.  Se escolheu a Reação 2 seu apoio é Passivo Construtivo que significa um apoio moderado. A Reação 3 é considerada do tipo Ativo Destrutivo pois em vez de comemorar, aponta os fatos negativos do evento. A Reação 4 por sua vez é  a pior de todas, do tipo Passivo Destrutivo, que ignora totalmente o evento da outra pessoa, enfraquecendo e muito, o relacionamento interpessoal.


Curta mais os Eventos Positivos de seus Amigos

Agora você já sabe, quando alguém próximo a você lhe contar uma vitória, um triunfo ou coisas significativas que ocorreram com ele, comemore ativa e construtivamente.  Isso vale também para a área profissional e  para feitos importantes postados em redes sociais.

Não estou falando aqui para curtir coisas insignificantes ou absurdas, e sim, situações valorosas, que valem a pena comemorar com outra pessoa.

Sempre que possível, valorize o acontecimento, demonstre suas emoções positivas com palavras e gestos. Pergunte detalhes do acontecimento. Interesse-se pelo ocorrido, sorria com ele. Isso fortalecerá a relação entre vocês.

6 thoughts on “COMO FORTALECER RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS SEGUNDO A PSICOLOGIA POSITIVA

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