VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Valorização e Reconhecimento

Você se sente apreciado pelas pessoas com quem trabalha?

Sente-se reconhecido pelas suas realizações na empresa?

Sente-se valorizado pelo que que faz na empresa?

Se você respondeu “sim” às três perguntas, a organização aonde trabalha provavelmente apresenta um clima organizacional harmonioso, de reconhecimento, valorização e afetividade.

Entretanto, esse tipo de clima não significa um ambiente sem qualquer desordem ou desentendimentos. Mas quando algum problema ocorre é o respeito e a colaboração de todos que prevalece em vez de julgamentos e críticas destrutivas.

Se respondeu “não” a uma ou às duas perguntas pode estar trabalhando em um clima tenso, com forte cumprimento das normas, tendo como resultado punições ou demissões.

Valorização e a Autorrealização de Maslow

inicialmente é importante dizer que a valorização no ambiente de trabalho é essencial para elevação da autoestima e motivação dos colaboradores.  O grande psicólogo Abraham Maslow ao hierarquizar as necessidades humanas, colocou a realização pessoal e profissional em níveis superiores às demais. Mas não é só isso, o engajamento é decorrente da motivação.

Segundo Maslow, a autorrealização profissional é a busca pessoal de cada indivíduo na tentativa de realizar seu próprio potencial e a se desenvolver continuamente como ser humano ao longo de toda a vida, por meio de atividades válidas e virtuosas.

Dessa forma, o ser humano tem necessidade intrínseca de sentir-se parte da equipe, da organização, de sentir-se querido, valorizado e reconhecido. Traz consigo uma grande vontade de crescer, busca novos conhecimentos, quer se destacar,  ter sucesso na vida. E quando conquista algo, gosta de ser reconhecido por isso.

Pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho dos Estados Unidos revela que 64% dos profissionais, de faxineiras a presidentes de empresas, afirmam que deixam o emprego por não se sentirem valorizados.

Em muitos casos é comum os profissionais desenvolverem o estresse e até mesmo desligar-se da empresa quando não são valorizados/apoiados emocionalmente por seus superiores.

Cultura de Valorização e Reconhecimento

A cultura da valorização e reconhecimento no ambiente do trabalho nunca foi tão importante e intensificada como nos dias de hoje. Nas redes sociais profissionais, esse recurso é amplamente utilizado.

No entanto, os profissionais desejam a valorização e o reconhecimento de forma genuína/natural e não forçada. Não se deve valorizá-los para imitar a concorrência, buscando esconder as ineficiências da empresa ou somente quando precisam deles.

Para a apreciação e o reconhecimento serem eficientes no trabalho, eles devem ser individualizados e concedidos pessoalmente. Cada profissional é único.

Linguagem de Valorização Pessoal

É preciso observar e descobrir a linguagem de valorização pessoal de cada um, o que realmente é importante para eles, onde se sintam valorizados e não invadidos e usados.

Existem várias formas de valorizar e reconhecer um profissional. É importante compreender o que ele valoriza.

Algumas pessoas gostam de palavras de elogio, receber um telefonema, um e-mail ou um conversa onde são elogiados pelo desempenho ou tarefa realizada.

Outros gostam de atenção e serem ouvidos.

Existem aqueles que gostam de solidariedade, de ajuda voluntária para a realização de uma tarefa ou um serviço.

Já outras pessoas gostam de receber pequenos presentes como chocolates, ingressos para shows, vale-presentes, dentre outros.

A experiência de valorizarmos e reconhecermos o trabalho de outra pessoa vem de uma combinação de fatores: nossas próprias atitudes e a prática de hábitos saudáveis dentro das empresas.

Salvar

2 thoughts on “VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO

  1. Avatar
    KATI SIQUI NEGRINI says:

    Bom dia!

    Há diferenças entre: Reconhecimento, Valorização e Prestígio?
    Quais seriam?

    Obrigada.

    • Profa. Ms. Elaine Dias - Master Coach e Mentora
      Profa. Ms. Elaine Dias - Master Coach e Mentora says:

      Olá, tudo bem? Sistema de reconhecimento relaciona-se ao processo motivacional, tendo como objetivo aumentar o desempenho e entrega dos colaboradores. Os reconhecimentos podem ser extrínsecos, quando se originam de fontes externas ao colaborador, ou intrínsecos, quando advêm da própria pessoa, isto é, sua automotivação. Os extrínsecos dizem respeito à remuneração, como salários, benefícios e promoções. Já os intrínsecos são a sensação de competência, sucesso, responsabilidade e crescimento pessoal.
      Valorização é a concretização das recompensas recebidas pelas pessoas em contrapartida do seu trabalho para a empresa. Os critérios utilizados têm como referência o mercado e padrões internos de equidade que estabeleçam recompensas perenes e justas. A organização tem várias formas de concretizar a recompensa, desde o reconhecimento da contribuição do trabalho da pessoa por meio de um elogio ou premiação até a promoção para posições organizacionais com desafios maiores por meio do plano de carreira.

      Os links abaixo aqui para entender mais como elogiar, como fortalecer relações positivas:
      Como elogiar da maneira correta
      Como fortalecer relações interpessoais
      Abraços,
      Profa. Yeda/Profa. Elaine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X